A companhia S.A.Mari onetas, que nos últimos meses andou a percorrer o país, vai estar em Lisboa nos dias 4 e 5 de Fevereiro, sexta-feira e sábado, para apresentar a visão de Bordalo Pinheiro sobre os acontecimentos que levaram à implantação da República em Portugal, a 5 de Outubro de 1910.
Os bonecreiros alcobacenses vão ao Museu da Marioneta com a peça “Res Publica – a caricatura ao serviço da tristeza pública”, uma produção onde se servem de duas dezenas de marionetas de fios e do seu característico humor peculiar para contar esta estória da História de Portugal.
A obra caricatural de Rafael Bordalo Pinheiro serviu de inspiração para a concepção das marionetas que dão “vida” aos intervenientes dos acontecimentos que levaram à mudança de regime. E não importa que o artista tenha morrido antes de tudo ter acontecido, pois o seu Zé Povinho encarrega-se de lhe contar tudo o que aconteceu. Quem também aparece na festa para dar uma pincelada ou um toque de poesia à história são alguns dos artistas da época.
Integrado nas comemorações do centenário da República Portuguesa, “Res Publica – a caricatura ao serviço da tristeza pública” tem início marcado às 21h30 nos dois dias, no Museu da Marioneta instalado no Convento das Bernardas, na Rua da Esperança, n.º 146. Os bilhetes custam sete euros para adultos e cinco euros para crianças e podem ser reservados antecipadamente, através do telefone 213942810 ou do e-mail museud amarioneta @egeac.pt.
J.F.






























