A Rota Histórica das Linhas de Torres é um dos 17 projectos vencedores do prémio Europa Nostra 2014, na categoria Conservação. Esta distinção, atribuída pela União Europeia através da Rede Europa Nostra, vem reconhecer todo o trabalho conjunto desenvolvido pelos municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, de salvaguarda e valorização do sistema defensivo das Linhas de Torres Vedras.
A candidatura foi apresentada em Setembro do ano passado e a atribuição deste prémio tem um significado importante ao nível do “reconhecimento internacional da intervenção profunda neste património, bem quanto à potenciação das Linhas de Torres Vedras enquanto destino turístico de qualidade”, refere nota de imprensa da rota.
As Linhas de Torres Vedras constituem um sistema defensivo que cobre uma distância de cerca de 100 quilómetros, com fortes, fortins, redutos, estradas militares e escarpamentos, construído durante a Guerra Peninsular (Invasões Francesas).
Como defesa, as linhas foram inteiramente bem-sucedidas, mas foram abandonadas por quase 200 anos, até à apresentação do projecto da rota histórica desenvolvido pela Plataforma Intermunicipal das Linhas de Torres (PILT). Esta iniciativa teve um custo aproximado de seis milhões de euros, sendo que cerca de dois milhões foram co-financiados em 74% por fundos europeus. Entre 2007 e 2011 foram feitas pesquisas e investigações arqueológicas, remoção de vegetação e obras de restauro. Cerca de 30 obras militares foram recuperadas e foram implementados seis centros de interpretação em diversos pontos ao longo das Linhas.
Foi também criada a Grande Rota das Linhas de Torres e seis percursos de visita do complexo militar.
A cerimónia de entrega dos prémios do Património Europeu terá lugar a 5 de Maio, no Burgtheater, em Viena (Áustria), quando serão também conhecidos os vencedores do grande prémio, no valor 10 mil euros, escolhido entre os 27 distinguidos, e o do prémio do público, resultante de uma votação on-line. Os 27 vencedores nas diferentes categorias (conservação, investigação, contribuições exemplares, educação, formação e sensibilização) foram seleccionados entre 160 projectos candidatos de 30 países.
A votação online para a atribuição do prémio do público está a decorrer até 20 de Abril e pode ser feita em http://vote.europanostra.org/
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
- publicidade -
Entrar
Bem vindo! Entre na sua conta
Esqueceu a sua palavra-passe? Procure ajuda
Criar uma Conta
Criar uma Conta
Bem vindo(a)! Crie uma conta
Uma palavra-passe será enviada por e-mail para si.
Recuperar password
Recupere a sua palavra-passe
Uma palavra-passe será enviada por e-mail para si.










