Tiago Mileu (piano) e Rita Marques (canto lírico) irão dar um recital no auditório dos Pimpões no próximo dia 2 de Março, pelas 21h30. Trata-se da primeira vez que os dois artistas actuam juntos e que permitirá também mostrar o antigo piano de cauda, datado de 1959, da instituição que foi agora restaurado.
Quando viu nos Pimpões o velho piano de cauda completa, datado de 1959, Tiago Mileu ficou deslumbrado e falou com entusiasmo acerca da qualidade daquele instrumento com a direcção da colectividade. Depois, o músico levou consigo a afinadora de pianos caldense Sofia Gomes (a única em Portugal), que acabou por restaurá-lo. A intervenção, que custou 1100 euros, foi feita a expensas da Câmara das Caldas.
O piano recuperado será apresentado hoje, 23 de Fevereiro, na festa dos 80 anos dos Pimpões, com Tiago Mileu a tocar, durante o espectáculo. O potencial do instrumento será aproveitado uma semana depois, a 2 de Março, no recital que junta o jovem pianista à soprano caldense, Rita Marques. Em palco os artistas farão uma viagem pela música, com interpretações de obras de Mozart, Beethoven, Bellini, Chopin e Strauss e grandes árias de ópera como a “Giulietta”, de Bellini, “I Capuletti e i Montecch” ou a ária das campainhas (Air des clochettes) da ópera “Lakmé”, de Leo Delibes.
Os artistas nunca tinham actuado em conjunto, embora acompanhem o trabalho artístico um do outro. Tiago Mileu não poupa os elogios quando se refere à soprano caldense. “Acredito que a Rita Marques, com o seu talento musical, tem tudo para cantar nos melhores palcos de ópera do mundo”, diz o pianista, destacando o difícil repertório que a cantora escolheu para o espectáculo e que irá interpretar em italiano, francês e inglês.
Por outro lado, diz-se chocado com o desconhecimento do seu trabalho nas Caldas da Rainha. “É uma injustiça atroz”, refere Tiago Mileu, que espera que este concerto possa atenuar essa situação.
Também Rita Marques não esconde a alegria por, finalmente, poder cantar na sua terra. “É muito bom poder, finalmente, partilhar uma noite de boa música com os meus amigos e com as pessoas que, de alguma forma, me têm acompanhado à distância pelas redes sociais e que eu posso eventualmente não conhecer, mas gostava muito de conhecer”, diz à Gazeta das Caldas. Rita Marques refere que a satisfação ainda é mais por o recital ter lugar nos Pimpões pois foi ali que começou o seu percurso artístico, há 20 anos, nos Cavaquinhos.
Actualmente, além de estar a preparar este recital, a artista está a trabalhar num outro que irá dar em Almada, no dia 25 de Abril, e onde irá interpretar compositores e poetas portugueses. Está ainda a preparar-se para o “grande desafio” da sua vida, que é participar no concurso Operalia 2018, depois de ter sido seleccionada pelo maestro Plácido Domingo.
No início do ano, nos dias 6 e 7 de Janeiro, Rita Marques esteve em Carnaxide e no Casino Estoril, com a Sinfónica de Cascais e o maestro Nikolay Lalov, para o tradicional Concerto de Ano Novo.
Já Tiago Mileu irá actuar no próximo domingo, 25 de Fevereiro, no CCC.






























