Lançada a revista Três Três dedicada às artes visuais e à literatura

0
670
Notícias das Caldas
D.R.

Foi lançada na sexta-feira, 22 de Fevereiro, no Maratona, uma nova revista cultural designada Três Três. A apresentação da nova publicação esteve a cargo de Rodrigo Silva, sub-director da ESAD que deu a conhecer a sua opinião sobre esta publicação trimestral que conta com autores caldenses e ligados à escola de artes local.
A ideia de criar a revista teve início num colectivo de autores, designado Electricidade Estática, que organiza exposições e conferências. “Quisemos criar uma revista enquanto objecto que se inscreve no espaço público da cidade”, disse Pedro Mendonça, 35 anos, autor caldense que é um dos responsáveis pela nova publicação.
O nome escolhido, Três Três, alude à simbologia do número (tese, antítese e síntese, por exemplo) e Pedro Mendonça diz que não pretende ter um espírito regionalista, mas sim “criar uma oportunidade de expressão reflexiva, literária e artística, a um conjunto de pessoas da região”.

A revista estrutura-se em volta de um tema que é dado por uma palavra. O número zero da Três Três foi dedicado à cidade e este teve apenas uma edição on-line. Agora, o primeiro número – on-line e em papel – teve como temática “A curva”.
A palavra que é escolhida “permite depois várias leituras de semânticas e em torno da qual pode haver vários tipos de participações”, contou o responsável. Em relação ao tema “A curva”, há intrínseca a ideia de tempo, mas também remete para outras como “as de mudança, de crise, de transformação e de viragem e que também estão presentes nos textos do número 1 da revista”
Pedro Mendonça diz que este é um projecto que não é da ESAD, mas vários dos seus colaboradores estão ligados à docência. O autor conta que a revista pretende contar com a colaboração de artistas, investigadores, académicos e pessoas ligadas à  literatura e às artes e explicou que a tendência é para alargar o espectro de participações.

- publicidade -

UMA IMAGEM GRÁFICA ARROJADA

Nuno Fragata, docente da ESAD, dividiu com Bruno Afonso a tarefa do design gráfico da revista. “Procurámos criar um design que viva a partir do próprio texto ao tentar entender o que possa ser especifico para a imagem gráfica”.
Pedro Mendonça formou-se em Filosofia e em Ciências Sociais e lecciona no ensino superior ao passo que Ricardo Norte, da mesma idade, formou-se em Artes Plásticas na ESAD. Os dois caldenses gostariam que a Três Três fosse nos próximos números “melhorando cada vez mais a sua qualidade e performance”. A revista pode ser consultada online (issuu.com/trestresrevista/docs/numero1/1) e a edição impressa custa 5,50 euros, que é o preço de custo.
Pedro Mendonça, Ricardo Norte, Rita Baptista, Ana Sobral, Michel Jacinto e Joel Henriques são alguns dos nomes ligados à Três Três, cujo próximo número terá como tema “A Escala”.

- publicidade -