Revelada programação do Caldas nice Jazz

0
645

Nik Barth, Carlos Bica, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Tord Gustavsen e Samara Joy compõem o cartaz

Os amantes do jazz podem tomar a devida nota nas respetivas agendas, porque o programa promete: de 29 de outubro a 6 de novembro, o CCC apresenta grandes nomes em mais uma edição do Festival Internacional Caldas nice Jazz, cujo cartaz foi revelado, na semana passada, pela organização.
O espetáculo de abertura estará a cargo do suíço Nik Bartsch, a 29 de outubro. O pianista é considerado um dos melhores intérpretes do planeta e promete um mix entre a música clássica, os sons japoneses e o minimalismo moderno, num concerto em que a improvisação vai andar à solta.
O primeiro fim de semana do Caldas nice Jazz 2021 será reservado para um trio de peso: Carlos Bica, Daniel Erdmann e DJ Illvibe sobem ao palco do Centro Cultural e de Congressos no dia 30.
O concerto, um dos mais aguardados do festival, contempla a classe de um contrabaixista com um enorme carreira como Carlos Bica, a que se junta o virtuosismo do saxofonista Daniel Erdmann e a arte de gira-discos de DJ Illvibe, o qual já tinha colaborado com Bica no álbum Believer, do trio Azul.
Depois das emoções iniciais, o festival tem um segundo fim de semana repleto de mais propostas de qualidade jazzística. O cartaz abre, no dia 4 de novembro, com a exibição da Orquestra de Jazz de Matosinhos, que contará com a presença do saxofonista convidado Tomás Marques, para apresentar uma “Viagem pelo Jazz Português: Novos Talentos”. O espetáculo integra a última fase do ciclo “4 anos/4 concertos”, na qual a Orquestra de Matosinhos apresentou repertórios do chamado “período de ouro” das big bands nos EUA até aos dias de hoje.
Na sexta-feira, dia 5 de novembro, as portas do Grande Auditório do CCC ficam escancaradas para a exibição de Tord Gustavsen Trio. O pianista noruguês regressa ao nosso país para apresentar no festival o último trabalho do trio, intitulado ‘The Other Side’, juntamente com Ellen Brekken (contrabaixo) e Jarle Vespestad (bateria).
Por fim, o festival encerra as portas, no sábado, 6 de novembro, com a norte-americana Samara Joy e o Pasquale Grasso Trio. A vencedora do Sarah Vaughan International Jazz Vocal Competition 2019 está a gravar o álbum de estreia e, certamente, concederá ao público caldense um concerto para mais tarde recordar.
Todos os espetáculos do Festival Internacional Caldas nice Jazz 2021 começam às 21h30 e o livre-trânsito está à venda até ao próximo dia 20 de setembro, por 55€. ■

- publicidade -