Retratos em Barro de Bordalo para apreciar em Lisboa

0
941

notícias das Caldasnotícias das Caldas“Retratos de Barro” é como se designa a exposição, patente no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. A mostra – que foi inaugurada a 14 de Julho e poderá ser vista até 23 de Outubro – aborda a vertente de Rafael Bordalo Pinheiro como escultor em barro.
O tema do retrato, em forma de busto, recorre à Colecção do Museu Bordalo Pinheiro, de onde foi seleccionado um grupo significativo de peças que desde 1985 não era mostrado em conjunto. A estas obras juntaram-se novas aquisições, podendo afirmar-se que esta é a melhor e mais completa colecção sobre o tema bordaliano.

Através destes exemplares dá-se a conhecer a faceta do seu trabalho em barro, enquadrado no gosto vigente nos interiores e pelo panorama da escultura nacional, nos finais de oitocentos e início do novo século.
Bordalo Pinheiro modelou diversos bustos de personalidades, em homenagem privada ou pública, fruto de encomenda ou de iniciativa pessoal. No mesmo formato retratou rostos anónimos de tipos populares e de figuras pitorescas. Na exposição poderão ser apreciadas várias versões do mesmo modelo de busto, estudos em barro, cartas manuscritas, fotografias e páginas litografadas das suas publicações e que são testemunho do empenho do artista nesta escultura, a partir de 1888. Nesta data, a Fábrica de Faiança das Caldas da Rainha já laborava há quatro anos.
O Museu Bordalo Pinheiro fica  no Campo Grande e a exposição poderá ser vista de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. Encerra à segunda-Feira e feriados. As entradas são livres.

- publicidade -

 

- publicidade -