Restaurante Geo acolhe exposição de pinturas de José Pires

0
433

Obras de coleção particular podem agora ser apreciadas, até maio, no espaço georgiano

Está patente no Restaurante Geo uma exposição de pintura do caldense José Pires, artista que faleceu em 2016. A mostra, que tem o nome do autor, é constituída por obras de várias fases, algumas mais abstratos enquanto que noutras a figura feminina tem um papel central, como é uma das marcas do seu trabalho.
O artista nasceu nas Caldas da Rainha em 1956 e cedo despertou para o desenho, para a pintura e também para os trabalhos em cerâmica.
As pinturas fazem parte de uma coleção particular e, por isso, esta “é uma oportunidade para vir conhecer estes trabalhos deste autor que é de cá”, referiu Archil Shinjikashvili, o responsável por este restaurante que, desde que abriu portas, apresenta mostras artísticas.
“Apostamos em artistas ligados às Caldas e também a autores do meu país”, acrescentou o chef georgiano, que estabelece parcerias de curadoria com a loja do sr. Jacinto, tal como acontece com esta mostra “José Pires”.
Para a curadora, Cláudia Henriques, o caldense “foi um dos maiores artistas plásticos” da cidade. E lembrou que José Pires se tornou-se ceramista profissional em 1972 e, desde então, trabalhou como vidrador e forneiro na Secla (até 1989) e, posteriormente, também na Fábrica de Faianças Artísticas das Caldas, onde também foi pintor.
Nos anos 1990, José Pires viveu também na Bélgica e em França.
Cláudia Henriques e Archil Shinjikashvili vão manter esta parceria entre a Loja do Sr. Jacinto e o Restaurante Geo, pois “é uma relação profícua” e todos ganham “com a apresentação dos trabalhos de autores locais”, disse a curadora.
“José Pires” é uma pequena mostra de obras deste artista local mas, segundo Cláudia Henriques, “está a ser preparada uma grande exposição da sua obra e que será apresentada nas Caldas no verão”. Para os responsáveis por esta mostra “é disto que a cidade precisa, que as pessoas se juntam para realizar eventos e para mostrar arte” .
Cláudia Henriques relembra que há tantos artistas que escolhem vier nas Caldas que não será difícil continuar a promover as propostas. “As coisas são fáceis de fazer acontecer quando há uma vontade comum”, rematou.
A mostra ”José Pires” está patente no restaurante Geo, que fica na Rua Hemiciclo João Paulo II e pode ser apreciada até ao próximo dia 6 de maio. ■

- publicidade -