Pedro Santos, há nove anos maestro da banda da Sociedade Filarmónica de Alvorninha, está de saída para um novo projecto profissional e passou as batutas a Renato Tomás, que desde 15 de Janeiro assumiu oficialmente a direcção dos 30 músicos desta colectividade. A despedida do antigo maestro e as boas vindas ao recém-chegado realizou-se na Festa das Janeiras, em Alvorninha.
Foi num ambiente emotivo que a filarmónica de Alvorninha disse adeus ao maestro Pedro Santos, que há nove anos se estreou a dirigir a banda, precisamente num concerto da Festa das Janeiras. Pedro Santos recordou que nesse primeiro dia a direcção da colectividade lhe ofereceu uma gravata – aquela que usou no espectáculo de despedida e em todos os momentos mais importantes da banda. “Pelo seu valor simbólico, dificilmente serei capaz de usá-la em concertos com outras bandas”, disse, revelando que ao novo maestro Renato Tomás também seria oferecida uma gravata como gesto de boas vindas.
Depois de dirigir os dois primeiros temas do concerto das Janeiras, Pedro Santos trocou a sua gravata por uma igual à dos músicos, juntando-se a eles para tocar as restantes músicas do espectáculo, que já foram conduzidas por Renato Tomás. Afinal, tinham-lhe dito instantes antes, nos discursos de despedida, que a porta da banda estaria sempre aberta para o receber novamente.
Catarina Correia, vice-presidente da Sociedade Filarmónica de Alvorninha, dirigiu-se a Pedro Santos agradecendo a amizade e a preocupação que sempre mostrou ter, não só com a direcção da associação, como com os músicos e também com o público. “Quantas vezes nos disseste para tocarmos determinada peça porque sabias que as pessoas gostavam muito de ouvi-la”, afirmou.
Apanhado de surpresa por um vídeo que mostrou em imagens vários momentos da banda, Pedro Santos falou ao público com palavras saídas do coração. “Não preparei nenhum discurso… mas posso dizer que ao longo destes nove anos fantásticos o que fizemos foi sempre trabalhar, trabalhar e trabalhar, para estarmos ao nível exigido pelas comissões de festas e pelo público”, disse, realçando que não se arrepende de todas as músicas que tentou ensaiar e que correram menos bem, pois “aprendemos muito mais com os erros do que com os sucessos”.
O maestro pediu também à população que apoiasse mais a banda, acompanhando-a de perto, não só nos dias de concerto, mas também nos ensaios.
MEIA CENTENA DE CANDIDATOS
Renato Tomás, 36 anos, foi o maestro selecionado dos quase 50 candidatos ao lugar de Pedro Santos. Natural de Santarém, também iniciou o seu percurso musical numa banda filarmónica, prosseguindo estudos no Conservatório Nacional de Lisboa e na Escola de Artes da Universidade de Évora. Licenciado em Interpretação Musical, desde 2005 integra a Banda Sinfónica do Exército e a partir de 2009 começou a sua formação em direcção de orquestra. Actualmente reside no Bombarral e é também professor na Academia de Música de Alcobaça, Conservatório das Caldas da Rainha e no Círculo de Cultura Musical Bombarralense.
Embora só agora tenha sido oficialmente apresentado, Renato Tomás já dirige ensaios da banda desde Novembro do ano passado. À Gazeta das Caldas contou que encontrou um grupo jovem “muito interessante, com boa energia e ambição de fazer muitas coisas”. Mesmo a propósito, o novo maestro revelou que têm em mãos dois projectos que serão apresentados até Julho: um com o Conservatório das Caldas e a paróquia de Alvorninha, em que a banda actuará em conjunto com os alunos daquela escola num concerto com actos de missa alusivo à temática da Páscoa; e outro que pretende promover a educação musical dos próprios músicos e que culmina com um espectáculo no CCC em conjunto com outra filarmónica.
Na opinião de Renato Tomás, tão importante como criar sinergias com outros parceiros, é a aposta na escola de música da banda. Isto porque chegada a idade de irem para a universidade, há a tendência dos jovens se desligarem um pouco da banda e é necessário que outros os venham substituir. “Embora na maioria dos casos, estes nunca percam totalmente a ligação ao grupo, pois é aqui que encontram uma importante base da sua educação e valores”, realçou.






























