
Devido ao grande êxito que a iniciativa tem tido nos últimos anos, o Museu do Hospital e das Caldas volta a organizar hoje, 18 de Maio, uma regata no Lago do Parque D. Carlos I que terá lugar às 20h30. Esta iniciativa tem reunido centenas de pessoas no parque em volta desta antiga tradição d século XIX. Esta é já a terceira regata, provando que os antigas tradições desportivas também conquistam novos adeptos (remadores) no século XXI. O lago do parque foi inaugurado em 1892 e foram necessárias então 10 mil pipas de água para o encher.
Esta é uma das muitas iniciativas que o Museu do Hospital e das Caldas está a preparar para assinalar o Dia Internacional dos Museus. Logo após a regata, a partir das 22h30, haverá festa animada por um DJ na Casa dos Barcos. As inscrições para a regata deverão ser feitas no Museu do Hospital e das Caldas.
Conheces a tua história?”, assim se designa a actividade que terá lugar de 14 a 19 de Maio e que implica a ida de responsáveis daquele espaço museológico à Escola Secundária Raul Proença, desafiando os alunos a conhecer a história do Hospital Termal e da cidade de Caldas da Rainha, através de um jogo de rifas.
Até ao dia 20 de Maio, o Museu do Hospital e das Caldas acolhe a exposição: “Encontro no Bem e na Beleza: Obras de Misericórdia”.
Esta mostra produzida pelo Grupo de Trabalho Religiões Saúde, remete o público para a importância da assistência religiosa nos Hospitais.
No Museu Malhoa há ateliers e visitas guiadas para os mais novos que terão lugar entre as 10h00 e as 17h00. Há várias propostas relacionadas com as artes plásticas movimento e som. No Atelier Malhoa, as crianças vão conhecer melhor quadros de José Malhoa e preenchê-los com outros materiais. Haverá também uma oficina criativa designada Auto-retrato, que será coordenada por João Jorge.
Às 14h30 decorrerá a representação do conto do Capuchinho Vermelho pelo grupo do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor.
Exposição e Livro do Teatro da Rainha
Também hoje, às 18h00, no Museu Malhoa, será inaugurada a Exposição e lançado o livro homónimo 25 Planos + 2 do Teatro da Rainha”.
Em 2011 teve lugar no museu a Exposição 25 Anos + 1 acerca das criações do Teatro da Rainha, desde 1985. Na sequência desta iniciativa -que contou com cerca de 6000 visitantes em dois meses e meio – vai agora ser lançado o livro 25 Planos + 2, do qual consta uma selecção de desenhos de cenografia e figurinos, tidos por mais significativos na actividade daquela companhia de teatro.
A edição do livro é acompanhada por uma nova exposição que integra três maquetas, um políptico com seis pinturas de cena e 94 desenhos, documentos de trabalho que traduzem a passagem do plano conceptual ao material.
A exposição encerrará a 29 de Julho
modelação ao vivo no Museu de Cerâmica
O Museu da Cerâmica desenvolve um programa de actividades sob o tema “Museus num Mundo em Mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações”, com destaque para o atelier de modelação de cerâmica ao vivo, no Jardim do Museu.
Este espaço abre hoje das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. No sábado, dia 19 de Maio, entre as 10h00 e as 12h30, e das 14h00 às 17h00 e entre as 18h00 e as 24h00. As entradas são gratuitas.
Haverá visitas guiadas e temáticas à exposição temporária Maria Luísa Fragoso nas Colecções do Museu da Cerâmica, dando a conhecer ao público a criatividade e a obra da artista.
Poderá ser vista também a mostra “Os Bichos voltam ao Jardim” que integra peças de animais de grande dimensão criadas por Rafael Bordalo Pinheiro, destinadas ao exterior.
Vai realizar-se ainda um atelier de modelação cerâmica ao vivo com a participação de formandos do Cencal, orientados pelo escultor Paulo Óscar e pela ceramista Nadine Gueniou.
“Comboio Passo a Passo…” é como se designa o percurso de descoberta no Jardim do Museu: a fauna e a flora em ambiente natural e na cerâmica.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt
Teatro, concertos e chás assinalam Noite dos Museus
A 19 de Maio, celebra-se a Noite dos Museus, o que significa animação durante a tarde e noite dentro nos espaços museológicos. No Museu de Cerâmica, entre as 18h00 e as 21h00 haverá visitas guiadas à colecção do museu. À partir das 21h00 haverá uma performance da actriz Tânia Leonardo, da Associação A062, designada “Tallulah vai ao Museu”. De seguida realiza-se um concerto de canto lírico acompanhado ao piano por alunos da Escola Portuguesa e Inglesa de Artes e Representação das Caldas da Rainha.
No Museu de José Malhoa, a partir das 16h00, e até às 20h00, haverá visitas guiadas e ateliers. A partir das 20h00 será altura para degustar Chás Eille. A partir das 21h30 realiza-se um concerto com a Orquestra Ligeira da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, dirigida por Rodrigo Martins.
N.N.






























