Refugiado relata em livro a sua fuga do Iraque a Alfeizerão

0
2082
Daud Al Anazy com o seu livro, escrito na primeira pessoa | Natacha Narciso

“De Mossul a Alfeizerão – em seis mil palavras”. Assim se intitula o livro de Daud Al Anazy, refugiado iraquiano que se encontra em Alfeizerão desde 17 de Dezembro, onde foi acolhido pela Misericórdia local. O livro foi apresentado em Julho na Casa do Pão de Ló, lugar onde agora trabalha, e a 11 de Setembro, no Acampamento de Jovens do BE que debateu o tema dos Refugiados com a presença da eurodeputada Marisa Matias.

Neste seu livro Daud Al Anazy dá a conhecer o que passou até chegar a Portugal. Trata-se do testemunho pessoal de um jovem de 24 anos que saiu de Mosul (Iraque) e relata na primeira pessoa a viagem até Portugal. Primeiro viajou num camião cisterna (transporte de combustíveis) até à Síria e passou a fronteira para a Turquia a salto. Daí para a Grécia veio de barco, que naufragou. Esteve quatro horas e meia na água e foi resgatado ao fim do dia pela Marinha grega e por uma brigada da Força Aérea Norueguesa. Viajou sozinho, sem familiares e assistiu à morte de vários companheiros de viagem.
Para fazer o livro o autor contou com a ajuda de  Helena Lopes Franco.
“De Mosul a Alfeizerão – em seis mil palavras” de Daud Al Anazy, encontra-se à venda na Casa do Pão de Ló (Alfeizerão) e também na loja da Gazeta das Caldas e custa 10 euros. O valor reverte integralmente para o jovem de 24 anos que está a dar um novo começo à sua vida em Portugal.

- publicidade -