Reflexões sobre a casa de Pedro Fonseca Jorge na Galeria do Turismo

0
417
O arquiteto beneditense vive nas Caldas desde agosto. Pedro Jorge investiga e leciona na escola de artes caldense

Arquiteto da Benedita mostra instalação onde reflete sobre o espaço que habitamos.

Pedro Fonseca Jorge é arquiteto e, durante parte da sua vida, foi uma espécie de nómada pois, por causa da sua profissão, foi obrigado a morar de terra em terra. “Habitei muitas casas e muito poucos lares”, contou o autor à Gazeta das Caldas, enquanto fazia a visita guiada pela mostra onde o artista reuniu alguns objetos de afeto, que foi juntando nesse périplo e que tinham o intuito de criar um abrigo, algo que o autor achava que era algo “inalcançável”. E são alguns desses “Afetodomésticos” que podem agora ser apreciados na Galeria de Exposições do Espaço Turismo, nas Caldas, numa mostra que abriu ao público no passado sábado, 8 de outubro.
Depois das deambulações pelo país, o arquiteto, naturl da Benedita, arranjou a sua habitação nas Caldas. Quando se estabeleceu, notou que já tinha recolhido alguns objetos que transformava, tornando-os mais interessantes. É o caso de vários bancos que têm mensagens ocultas ou candeeiros e caixas onde o autor adicionou diferentes personagens que se encontram e desencontram.
Alguns dos objetos expostos que possuem escondidas têm por perto um espelho que permite a leituras das frases.
Há algumas mensagens enigmáticas que deixam o visitante a pensar. Algumas até com sentido e aplicáveis às suas vivências.
Pedro Jorge é mestre e doutor em Arquitetura, e também mestre em Design de Produto e Artes Plásticas. O autor possui gabinete de arquitetura e é também investigador do Laboratório de Investigação em Design e Artes da ESAD.CR. Desta escola, o artista destacou o ensino oficinal onde os estudantes podem passar da ideia à prática, “algo que permite retificar todos os detalhes não percecionados na fase teórica”. Pedro Jorge passou de aluno a docente na escola de artes, dado que ensina no curso de Design de Ambientes.
Esta mostra – que integra vídeos, instalações, pinturas e desenhos – está na galeria do Posto de Turismo até 31 de outubro.

- publicidade -