A interligação entre gerações, no livro vivenciada entre uma avó e um neto, é o mote de “Quando for grande quero chegar ao céu”, o primeiro livro infantil escrito por Telma Lourenço. A obra foi apresentada no passado dia 25 de Janeiro, na Biblioteca Municipal das Caldas, inserido na iniciativa Sábados com Contos.
A autora, natural do Cadaval e residente há vários anos nas Caldas, salientou que esta obra não foi feita ao acaso, mas que pretende estabelecer uma ligação entre o passado e o presente, dedicando-a à avó materna, que lhe contou muitas histórias e permitiu fomentar a criatividade. De acordo com a professora em Alcobaça, a personalidade da criança é moldada até aos 10 anos, pelo que são muito importantes os afectos, legado que é transmitido pelos avós.
“Noto os miúdos carentes, não falam dos seus problemas em casa. Falam com os professores, que, por vezes, sabem mais da vida deles do que os próprios pais”, disse na apresentação Telma Lourenço, apelando a essa ligação afectiva entre gerações, fundamental para o futuro da criança, tanto ao nível de comportamento na sala de aula, como de aprendizagem.
“O que sentimos nas escolas, a falta de afectividade, atenção, objectivos, motivação e mau comportamento, é derivado da falta de bases dos anos anteriores”, resume.
Telma Lourenço tem percorrido várias escolas, onde é recebida por avós e netos. Em cada um dos estabelecimentos de ensino deixa o pedido para que se possam tirar alguns minutos do dia para contar histórias, tornando a criança um sonhador e potenciando a sua criatividade.
“Os pais de hoje ajudam muito os filhos em termos materiais, pois não querem que lhes falte nada. Contudo, esquecem-se do resto. Alguns não tiveram esse legado de afectividade e o resultado são crianças infelizes, tristes, com problemas”, considera a autora.
Este é primeiro livro de Telma Lourenço, que conta com ilustrações da leiriense Tânia Bailão Lopes. A autora está já a preparar um segundo, uma lengalenga com cerca de um século, também ela ensinada pela sua avó.“A ilustradora está neste momento a trabalhar nos desenhos e o livro deverá estar concluído na Páscoa”, explicou.
No próximo dia 8 de Fevereiro, a autora irá apresentar o livro infantil no Atelier do Brinquedo, em Torres Vedras
- publicidade -































