Presépios das Gaeiras com uma afluência “excepcional” nos primeiros dias

0
655

Os primeiros dias de exposição de presépios na Vila das Gaeiras foram “excepcionais”, tanto No nível de visitantes como das vendas. De acordo com o presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, Eduardo Silva, nos primeiros três dias o evento foi visitado por cerca de 2000 pessoas e comercializados 162 presépios.
Também as escolas da região começaram na passada segunda-feira a visitar a mostra, instalada no antigo Armazém dos Vinhos, que conta com conta com cerca de 1500 presépios, da autoria de 70 artistas de todo o país.
Entre os presépios expostos poderão ser encontrados trabalhos em pedra, azulejaria, cerâmica, madeira, ferro, barro, vidro, casca de ovo, tecido, conchas ou até mesmo materiais reciclados.
Este ano, em parceria com a Obidos.com (Associação Empresarial do concelho de Óbidos), a mostra tem uma “extensão” na Casa do Pelourinho e não no antigo quartel dos bombeiros, como estava inicialmente previsto.
“A afluência tem sido superior ao ano passado, o que é muito bom, estando num ano de crise”, disse Eduardo Silva, que destacou ainda a presença de uma peça única, da autoria de Eduardo Constantino e também a participação do CEERDL, destacando que esta é a melhor das seis edições, no que respeita à qualidade das peças expostas.
A exposição foi inaugurada na passada sexta-feira e logo nesse dia foram muitos os interessados em conhecer as novas propostas dos artistas no que respeita à arte sacra. Eduardo Silva disse na altura que continua a acreditar que a arte, a cultura e o património são um “caminho que pode ajudar a alavancar o país”, e que é necessário dinamizar mais iniciativas que mostrem essa capacidade de fazer.
Também presente na inauguração, o presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, destacou que as Gaeiras tem capacidade de realização de projectos e que é muito importante apoiar as pessoas com talento. “Temos hoje muita gente que se habituou, de norte a sul do país, a contar com Óbidos nas suas actividades”, disse.
O autarca disse ainda que querem que se torne uma tradição nas famílias irem a Óbidos durante o Natal, o que só é conseguido com a realização de eventos como a Vila Natal e a exposição das Gaeiras.
Na passada terça-feira um júri composto por Paulo Trindade (coleccionador), Ana Calçada (coordenadora da rede de Museu e Galerias de Óbidos), Maria João Melo (designer), Carlos Martinho (vice-presidente da Óbidos.com) e Eduardo Silva (autarca) escolheu os presépios mais criativos e originais, aos quais será atribuídos prémios. Este prémio, instituído pela Óbidos.com, deverá ser entregue no dia 11 de Janeiro, em que se assinala o feriado municipal.
A exposição nas Gaeiras tem entrada livre, mas os visitantes são convidados a fazer um donativo para a construção da nova igreja das Gaeiras.
A exposição pode ser visitada diariamente entre as 14h00 e as 18h00 (dias úteis) e das 14h00 às 20h00 (sábados, domingos e feriados).

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -