Plateia do CCC dançou ao som dos London Community Gospel Choir

0
601
Gazeta das Caldas

LondonGospelChoirSão conhecidos por esgotar as salas onde actuam e, na sua passagem pelas Caldas, ficaram perto de repetir o feito: na sexta-feira, dia 4 de Dezembro, o grande auditório do CCC esteve praticamente lotado para receber os London Community Gospel Choir, o coro londrino que levou a palco 15 dos seus 45 elementos.
Alegria, potência, energia e… mais energia. Eis as palavras que descrevem a atmosfera do espectáculo, celebrado pelos músicos num ambiente de grande descontração.
Embora estivesse preparado para aplaudir, o público não sabia que, a meio do concerto, seria convidado por Bazil Meade a levantar-se da cadeira para dar um pezinho de dança. O reverendo e fundador do coro desafiou a plateia a pôr a timidez de lado, pedindo aos espectadores que cantassem o refrão (“Amén”) de um dos temas. O resultado fez vibrar a sala, com centenas de pessoas a dançar, aplaudir e cantar, tudo ao mesmo tempo. Do outro lado, no palco, Bazil Meade não queria ficar atrás: “digo-vos, quero sair daqui cansado”.
Com o Natal à porta, Bazil Meade aproveitou para deixar uma mensagem de fé a todos os presentes, salientando que a esperança, o amor e a paz devem ser os ingredientes principais da celebração da quadra natalícia. Um conselho que ganha especial sentido “devido aos recentes episódios de violência que o mundo tem vindo a enfrentar, reveladores de como o Homem ainda tem muita maldade no coração”.
Há 35 anos o objectivo de Bazil Meade, Lawrance Jonhson, Delroy Powell e John Francis era apenas organizar um concerto que reunisse 120 coralistas, preparado para uma audiência com mais de mil pessoas. Contudo, os elogios foram tantos, assim como os pedidos por mais actuações, que acabou por nascer o London Community Gospel Choir. Hoje, este grupo coral é um dos mais conceituados, mundialmente falando, e soma colaborações com artistas como Madonna, Elton John, Blur, Eric Clapton, George Michael e Kylie Minogue.
No âmbito das comemorações do 30º aniversário, os London Community Gospel Choir propuseram-se a entrar para o Guiness World Records (antigo Livro de Recordes do Guiness) com a apresentação do maior coro do mundo. E assim foi: os 1169 coralistas presentes no 30 Choir Festival (uma iniciativa deste grupo) bateram o recorde alemão de 1138 músicos.
Além de terem uma agenda de concertos preenchida, os London Community Gospel Choir destacam-se por participar em estreias de filmes e colaborar em diversas peças de teatro. Este ano, na sua digressão por Portugal, passaram apenas por Porto, Lisboa e Caldas da Rainha.

- publicidade -