Pintura de Paul Girol exposta na Nazaré

0
1179

A partir de amanhã, 22 de Janeiro, o Centro Cultural da Nazaré acolhe uma exposição de pintura do francês Paul Girol. Em destaque vão estar as obras que o artista pintou quando passou pelo país (e pela Nazaré), na segunda metade da década de cinquenta do século XX.
Aquando da passagem por Portugal, o próprio Paul Girol disse que o país foi “uma revelação”. E esta revelação terá sido um momento de viragem na vida do artista. “Encontrava aí o mar, os céus azulados, a brilhante brancura das casas portuguesas e, sobretudo, a vida rude dos pescadores e das suas famílias, a profundidade dos olhares (…) Aí realizei um longo trabalho, modificando inteiramente a minha maneira de ver e sentir” afirmou.
Algumas das obras deste tempo podem agora ser vistas numa exposição promovida pela Associação de Defesa da Nazaré, em parceria com a autarquia nazarena. Vistas ou revistas, dado que o artista voltou à Nazaré na década de 70 para mostrar o seu trabalho.
Nascido em 1911, Paul Girol viria a falecer com 77 anos, deixando um vasto espólio de obras presentes em edifícios públicos, museus, galerias e colecções particulares em todo o mundo e uma carreira premiada por diversas vezes, tendo em 1974 recebido a medalha de ouro “Artistas Franceses”.
A mostra pode ser vista todos os dias até 13 de Fevereiro, das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.

J.F.

- publicidade -