Pintura e cerâmica de Victor Mata no 10º Artz

0
773
O artista com a primeira turma a visitar a exposição | Isaque Vicente

A escadaria do edifício do English Centre de Caldas foi, desde o passado dia 3 de Junho, “invadida” por obras de arte de Victor Mata, artista obidense que pinta, faz poesia, cerâmica, música e que foi autarca.

Mal entramos de um lado vemos um auto-retrato em estilo moderno, feito a acrílico e do outro, um quadro dedicado à exposição.
À medida que vamos subindo, vamo-nos deparando com vários quadros, sobre diversas temáticas. Salienta-se uma: a música. Há várias obras dedicadas à música, há até obras em forma de instrumentos e o primeiro cavaquinho que o artista tocou faz também parte da mostra.
Noutro piso há telhas antigas que Victor Mata recuperou e pintou e noutro peças de cerâmica que produziu.
Em declarações à Gazeta das Caldas o artista salientou a importância do Artz na divulgação da arte e cultura e referiu que “é bom que se lembrem os artistas locais”, sendo esta “uma forma de dar a conhecer uma exposição a pais, alunos e público em geral”.
Carlos Ribeiro, relações externas da escola de línguas, afirmou que o Artz “vem numa linha de orientação em que o English Centre se afirma também como educador” e contou que durante três semanas (até 24 de Junho), os professores irão levar as suas turmas a visitar a exposição e a interpretá-la em sala de aula.
Esta mostra tem levado várias vertentes artísticas àquele espaço, como pintura, desenho, design, escultura, fotografia e serigrafia. A exposição está patente de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 19h

00.  I.V.

- publicidade -