
Os Alter Egos de Bordalo. Assim se designa um grupo que se dedica à performance teatral em redor da vida de Bordalo Pinheiro nas Caldas da Rainha, que quer proporcionar aos turistas uma experiência que alia numa só visita o património, a gastronomia, a música e o teatro.
Este grupo pretende guiar os visitantes pelos locais das Caldas que evocam a obra bordaliana, ao mesmo tempo que vão assistindo a representações teatrais.
A actriz mentora desta iniciativa, Inês Fouto, irá interagir com alunos de teatro da ESAD na representação de cenas onde Bordalo surge como figura de destaque que dialoga com várias personagens que fizeram parte da sua vida, como são os casos de Miss Stela, o Gato e a Maria Paciência dos Pontos nos iis.
Este projecto tem por base textos dos escritores Cristina Nobre Soares, Jorge Vitorino e Ana Félix e pretendem dar a conhecer um visão intimista da vida de Bordalo nas Caldas.
A pesquisa contou com a colaboração da livreira Isabel Castanheira, investigadora há vários anos sobre o universo bordaliano.
A visita a organizar para turistas inclui também a recriação de um almoço com a mesma ementa que foi servida à Rainha D. Amélia quando esta visitou as Caldas no século XIX, degustação de vinho de Colares e um espectáculo de fado.
FINANCIAMENTO PRECISA-SE
Segundo uma das responsáveis por esta ideia, Mariana Baptista, este projecto pretende ser auto-sustentável. Para que isto seja possível, as autoras lançaram uma campanha de Crowdfunding (angariação de fundos pela internet) que decorre até 31 de Agosto. São necessários 550 euros para dar início ao projecto. Os interessados podem contribuir com os valores de 11 euros (que dará direito a levar para casa alguns acessórios como o lenço da saloia, um bigode ou um monóculo igual ao que usava Bordalo). Quem apoiar com 17 euros terá como bónus um conjunto de 15 postais com desenhos sobre a vida de Bordalo nas Caldas. Quem apoiar este projecto com 41 euros terá direito a toda a experiência: performance, passeio e almoço, num dos restaurantes da cidade.
Os interessados em financiar esta ideia poderão fazê-lo no site www.PPL.com.pt e procurar “Os Alter Egos de Bordalo” (ppl.com.pt/pt/prj/alter-egos-bordalo).






























