Encontra-se a decorrer em Peniche, até 26 de Julho, o maior evento dedicado à renda de bilros. Esta mostra internacional pretende enaltecer a importância da mulher rendilheira e da arte de tecer a renda de bilros, bem como apresentar novos usos e aplicações deste tipo de artesanato têxtil.
Vinte e cinco delegações originárias da República Checa, Rússia, Itália, Espanha, Reino Unido, Estónia, Bélgica, Bulgária, França, Polónia, Suíça, Brasil, Argentina e Portugal apresentam diferentes técnicas de fazer os pontos e mais de uma centena de rendilheiras de Peniche estão a trabalhar ao vivo durante o fim-de-semana.
Nos dias 25 e 26 de Julho, pelas 22h00 e 15h00, respectivamente, terão lugar dois desfiles “Rendas na Moda”. Estes serão compostos por criações das comitivas que integram o evento e com 23 criações de moda e acessórios com aplicação da Renda de Bilros de Peniche, concebidas pelos formandos do Modatex – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifício.
Será ainda apresentado o livro “Abraço Peniche”, de Ida Guilherme, assim como os resultados do XXIII Concurso de Renda de Bilros de Peniche, que contou com a participação de 107 trabalhos. A animação será garantida com fado, bandas filarmónicas, dança e música tradicional portuguesa e espanhola.
Para ontem, 23 de Julho, estava prevista a apresentação de novos produtos com integração da Renda de Bilros de Peniche. Foi lançada a colecção de joalharia portuguesa em prata com renda de bilros, de modelos exclusivos de calçado português em cortiça e a exibição de vários trabalhos de intervenção urbana desenvolvidos pelos alunos da ESAD.
Peniche mostra novas abordagens à renda de bilros
- publicidade -






























