Pedro Burmester presta tributo a Beethoven em Óbidos

0
47

notícias das CaldasO pianista e compositor Pedro Burmester estará amanhã à noite em Óbidos onde, em conjunto com a Orquestra Filarmonia das Beiras, dará o Grande Concerto de Beethoven. O espectáculo irá decorrer na cerca do castelo, a partir das 21h30, e está integrado no Festival de Ópera de Óbidos, que decorre até 14 de Agosto.
O programa, dedicado ao compositor alemão, é composto por “Abertura de Fidelio, op. 72”, “concerto para Piano e Orquestra no 4, em Sol M, op. 58” e  “Sinfonia no 5, em Dóm, op. 67”.

Natural do Porto, Pedro Burmester começou os estudos de piano com 10 anos e foi durante uma década aluno de Helena Costa, tendo terminado o Curso Superior de Piano do Conservatório do Porto com 20 valores. Prosseguiu a sua formação no estrangeiro e ainda bastante novo foi premiado em diversos concursos.
O pianista já realizou mais de um milhar de concertos a solo, com orquestra e em diversas formações de música de câmara, em Portugal e no estrangeiro. Nos últimos anos tem vindo também a dedicar-se à música de câmara.
Em 2001, no âmbito do projecto “Porto – Capital Europeia da Cultura”, Pedro Burmester foi o responsável pelo programa musical e também administrador-programador da Casa da Música, funções que acabaria por  deixar, três anos mais tarde, após um desentendimento com a administração daquele espaço cultural.
Até ao início da semana já tinham sido vendidos bastantes bilhetes e existiam muitas reservas, o que leva a organização a prever que o espectáculo irá esgotar, à semelhança do que aconteceu com o concerto da semana passada, que juntou 500 pessoas nos jardins do Convento de S. Miguel, nas Gaeiras. “As Quatro Estações” de Vivaldi, interpretadas pela Orquestra Barroca InOpera Estúdio, marcaram o arranque da edição deste ano.
“Quem não conhecia o espaço [jardins do convento] ficou agradavelmente surpreendido”, refere o administrador da Óbidos Patrimonium, José Parreira, justificando a aposta em novos cenários como uma forma de permitir que as pessoas os conheçam e usufruam.
Para domingo à tarde está previsto um concerto pedagógico a ter lugar no Jardim do Solar, intitulado “A Flauta Mágica”.
Cantores e pianista contam a história de uma ópera, de forma divertida e didáctica, ilustrando-a com a sua música e traduzida para português.
Duas apresentações da ópera “Carmen”, de Bizet, nos dias 13 e 14 de Agosto, encerram o festival que este ano tem um investimento de 120 mil euros.
A par dos concertos do Festival de Ópera decorre a Exposição 6 Cenógrafos do séc. XX – contemporâneos de Abílio (… a desenhar Ópera), no Museu Abílio de Mattos e Silva. A exposição pode ser visitada, todos os dias, entre as 10h00 e as 13h00, e das 14h00 às 18h00. Fica patente até 30 de Julho de 2012.
Os interessados em obter mais informações poderão aceder a festivaloperaobidos.pt

- publicidade -

 

- publicidade -