Peças do Tesouro do Mosteiro de Alcobaça expostas em Lisboa

0
685

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) reúne pela primeira vez, desde a extinção das ordens religiosas em Portugal, um importante núcleo de peças provenientes do Mosteiro de Alcobaça. As peças podem ser vistas até 3 de Dezembro na exposição Thesaurus – a Ourivesaria Sacra da Real Abadia de Alcobaça.
A mostra é composta por três cálices românicos, uma cruz processional gótica e uma custódia do século XIV, que pertencem ao MNAA, às quais se junta um conjunto proveniente do Museu Nacional de Soares dos Reis, uma cruz e um par de galhetas. Uma “minuciosa investigação” permitiu ainda associar ao Mosteiro alcobacense uma píxide do MNAA e dois castiçais do Museu Nacional de Machado de Castro, que Integram também a exposição.
Fundado em 1153, o Mosteiro de Alcobaça foi um dos mais ricos da ordem de Cister. As peças que agora são dadas a conhecer foram alvo de um estudo e de trabalhos de conservação levados a cabo por diversos laboratórios, em parceria com a Direcção-Geral do Património Cultural e a União Europeia.
Este domingo, 4 de Novembro, há visita orientada à exposição às 11h30 e às 15h30. Uma oportunidade que se repete a 2 de Dezembro, às 11h00 e às 15h00, cuja participação é garantida com o bilhete de entrada no museu e não carece de inscrição prévia.

J.F.

- publicidade -