O ceramista caldense Mário Reis tem duas peças nesta exposição em Gubbio, uma delas é dedicada ao fado.
O ceramista caldense Mário Reis está participar com duas peças no Concurso de Cerâmica “Prémio Aldo Ajò” realizado pelo município de Gubbio, em Itália. As peças, que foram seleccionadas para o concurso, vão estar expostas entre os dias 11 de Março a 30 de Abril no Convento de São Pedro, que é o mais antigo da cidade de Gubbio.
Uma das obras do ceramista caldense escolhidas é o “Fado”, feita em cerâmica e inox e representa a Guitarra Portuguesa. A obra já esteve na exposição do Fado que se realizou recentemente em Lisboa. “Para além de se dar a conhecer a Cerâmica Contemporânea Portuguesa divulga-se também essa arte maior da nossa cultura que é o Fado”, disso o artista. A outra peça, designada “Construção” é uma escultura abstracta feita em cerâmica, ferro e em inox.
Mário Reis ficou muito satisfeito com o facto de ter conseguido que as duas peças fossem seleccionadas para esta realização pois “dá a oportunidade de apresentar o meu trabalho noutro país europeu”, disse o autor que é também dirigente da Associação Três Cês.
Mário Reis vende os seus trabalhos em lojas no Algarve, Lisboa e Óbidos “e tenho retorno de que são os turistas franceses e italianos que mais apreciam as minhas obras”.
Este concurso em Itália, conta com o forte compromisso da Câmara Municipal de Gubbio, e tem como objectivo promover ceramistas, artistas e profissionais da indústria cerâmica. O evento “é um instrumento dinamizador da cidade que já tem tradição em cerâmica”, acrescentou Mário Reis.
O Concurso de Cerâmica “Prémio Aldo Ajò” pretende também reunir naquela cidade italiana as mais inovadoras expressões técnicas, linguísticas e artísticas na arte da cerâmica. Esta iniciativa foi aberta à participação de não só ceramistas e profissionais de cerâmica mas também a alunos de academias, institutos e escolas de arte em geral, públicas e privadas. Durante a exposição serão premiadas três obras.