
O Museu da Cerâmica integrou recentemente uma pequena colecção do espólio de Acelino de Carvalho, doação feita pela família, cumprindo a vontade expressa deste ceramista caldense.
Trata-se de um conjunto de alguns bustos, estatuetas de figuras populares e alguns ensaios, cuja incorporação no acervo do Museu“constitui um enriquecimento para o seu património e uma valorização da instituição museológica que o acolhe”, segundo se lê numa nota informativo daquela instituição.
O caldense Acelino Correia de Carvalho (1882-1967) teve os seus primeiros contactos com a cerâmica ainda muito novo. Em 1896, entrou como aprendiz na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, dirigida por Rafael Bordalo Pinheiro, onde trabalhou como modelador, oleiro-formista e ornamentador. De invulgar técnica, mostrou ter elevadas qualidades, criando também novos modelos de grande valor artístico e praticando a miniatura com mérito. Este autor está igualmente representado no Museu de José Malhoa.
“Passe pelos Museus em Família” no próximo domingo
O Museu da Cerâmica continua a desenvolver programas de actividades de fim-de-semana dirigidas especialmente às famílias e que se realizam ao terceiro domingo de cada mês.
No próximo dia 20 de Março realiza-se entre as 10h00 e as 12h00 uma oficina ludico-pedagógica designada “Ao Domingo uma peça de cerâmica para descobrir… cada peça conta uma história”, que será complementada com uma oficina de expressão plástica onde os participantes terão a oportunidade de colocar as mãos no barro. O grupo pode ter no mínimo cinco participantes e no máximo 12. A participação na actividade é sujeita a marcação prévia através do tel. 262840285. As crianças pagam dois euros e os adultos, três.






























