
Está patente até ao próximo dia 25 de Abril, no Museu do Ciclismo, uma exposição comemorativa dos 90 anos do Partido Comunista Português.
Pelas paredes da sala é possível seguir uma cronologia, que começa em finais do século XIX e faz uma retrospectiva do partido e principais factos históricos durante todo o século XX. O PCP foi criado a 6 de Março de 1921 “por sindicalistas dissidentes do anarco sindicalismo”, explicou Vítor Fernandes, dirigente deste partido nas Caldas, na passada segunda-feira.
Os livros do histórico dirigente comunista, Álvaro Cunhal, encontram-se dispostos por uma vitrine, entre eles uma primeira edição do “Rumo à vitória”, a obra escrita em inícios da década de 60, onde são traçadas as orientações para o derrube do Fascismo. Patentes estão também obras literárias e de arte.
Noutra montra é possível encontrar documentação relacionada com o PCP e ainda um livro baseado em cartas que António Dias Lourenço escreveu na prisão ao filho que residia com uma família caldense, assim como uma peça cerâmica da Fábrica Bordalo que representa o Zé Povinho a ler o Avante.
Há várias edições do jornal Avante, entre elas o último número clandestino, um outro que noticia a fuga de Peniche e o primeiro a sair após o 25 de Abril.
Nesta exposição é ainda possível apreciar várias serigrafias do artista plástico comunista Rogério Ribeiro, alusivas às obras “Reforma Agrária”, “Até Amanhã Camaradas” e “60 anos do Partido”, assim como uma dezena de ilustrações de José de Santa Bárbara para o livro “A Curva da Estrada”, de Ferreira de Castro, ordenadas na mesma sequência dos factos narrados no livro.
A obra de Ferreira de Castro, reeditada pela editora Avante em 2010, foi apresentada na passada segunda-feira, pelo escritor Domingos Lobo. “É seguramente o escritor português mais conhecido mundialmente depois de José Saramago”, disse o convidado sobre o autor português que nasceu em Oliveira de Azeméis em 1898 e aos 12 anos emigrou para o Brasil, onde viria a publicar o seu primeiro romance “Criminoso por Ambição”, em 1916.






























