Paula Rego criou peça na Bordallo Pinheiro

0
2940
Notícias das Caldas
A peça de autoria de Paula Rego, feita na fábrica caldense. Custa 3500 euros | D.R.

“Figo”, é como se chama uma obra criada em exclusivo por Paula Rego para a Bordallo Pinheiro. Inspirada numa escultura têxtil que aquela pintora fez nos anos 60,“Figo” materializa o encontro dos dois génios artísticos portugueses.
“Há muito que a fábrica queria trabalhar com a prestigiada pintora”, disse à Gazeta das Caldas a directora artística da fábrica caldense, Elsa Rebelo. Os primeiros contactos entre Paula Rego e esta responsável tiveram lugar em Maio de 2016 durante a inauguração da exposição Diálogos Imaginários no Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa. Com a ajuda do filho Nick Willing, os trabalhos com o modelo foram sendo acompanhados por e-mail, dado que a saúde já não permitiu à artista vir à fábrica caldense.
As peças – que medem 80 cm de altura e 43 cm de largura – “foram complexas” no que diz respeito “à modelação, ornamentação e pintura”. A obra foi decorada com recurso às texturas típicas dos areados e musgados, presentes em tantas peças de Bordallo Pinheiro. O vidrado verde, característico da temática naturalista da cerâmica das Caldas é uma das cores desta obra onde segundo Elsa Rebelo está presente um trabalho de “bordado bordaliano”. Segundo a directora artística os trabalhadores da Bordallo Pinheiro também sabem dar resposta a estes grande desafios técnicos que vão surgindo.

- publicidade -