A peça de autoria de Paula Rego, feita na fábrica caldense. Custa 3500 euros | D.R.
“Figo”, é como se chama uma obra criada em exclusivo por Paula Rego para a Bordallo Pinheiro. Inspirada numa escultura têxtil que aquela pintora fez nos anos 60,“Figo” materializa o encontro dos dois génios artísticos portugueses. “Há muito que a fábrica queria trabalhar com a prestigiada pintora”, disse à Gazeta das Caldas a directora artística da fábrica caldense, Elsa Rebelo. Os primeiros contactos entre Paula Rego e esta responsável tiveram lugar em Maio de 2016 durante a inauguração da exposição Diálogos Imaginários no Museu Bordalo Pinheiro em Lisboa. Com a ajuda do filho Nick Willing, os trabalhos com o modelo foram sendo acompanhados por e-mail, dado que a saúde já não permitiu à artista vir à fábrica caldense.
As peças – que medem 80 cm de altura e 43 cm de largura – “foram complexas” no que diz respeito “à modelação, ornamentação e pintura”. A obra foi decorada com recurso às texturas típicas dos areados e musgados, presentes em tantas peças de Bordallo Pinheiro. O vidrado verde, característico da temática naturalista da cerâmica das Caldas é uma das cores desta obra onde segundo Elsa Rebelo está presente um trabalho de “bordado bordaliano”. Segundo a directora artística os trabalhadores da Bordallo Pinheiro também sabem dar resposta a estes grande desafios técnicos que vão surgindo.
Paula Rego “adorou o resultado final da obra” sobretudo pela forma como “brilham as cores da peça, por causa dos vidrados”. A colaboração com a artista inaugura a coleção WWB – World Wide Bordallianos, que vai juntar outros nomes do panorama artístico mundial à Bordallo Pinheiro.
“Figo” já está presente nas lojas da Vista Alegre (Chiado, Colombo, Viseu e NorteShopping) e é vendida por 3500 euros. A sua subscrição pode ser feita nas lojas da Bordallo Pinheiro ou da Vista Alegre ou ainda através dos contactos do Clube de Colecionadores da Vista Alegre. N.N.
Júri do World Press Cartoon recebeu um Zé Povinho da Bordallo
O júri do World Press CArtoon foi presenteado com um Zé Povinho da fábrica | D.R.
- publicidade -
Os membros do júri do World Press Cartoon estiveram na Fábrica Bordallo Pinheiro, aquando da sua presença nas Caldas da Rainha, e a cada um dos cinco elementos foi oferecido um Zé Povinho Toma!
Esta empresa está a apoiar este evento, cuja Gala de divulgação e de entrega dos prémios aos vencedores, vai ter lugar a 10 de Junho nas Caldas, Simultaneamente deverão ser apresentados os novos Figurões de António que ficarão em exposição naquela iniciativa.
O World Press Cartoon 2017 das Caldas da Rainha vai distinguir os melhores trabalhos publicados na imprensa em 2016 – nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor – e a exposição dos trabalhos e a entrega dos prémios decorrerá no CCC. N.N.