É com uma peça dedicada ao Outono que a ceramista caldense Paula Clemente está a participar este mês na colecção de cerâmica contemporânea da Gazeta das Caldas. O pai da autora é também ceramista e por isso o contacto com o barro é algo que já faz desde a infância.
A sua formação em cerâmica prosseguiu no Cencal e quando esteve emigrada na Suíça, nos anos 90, já leccionou cursos de modelação cerâmica na escola de lazer École-Club Migros. De regresso a Portugal em 2006, Paula Clemente continua a desenvolver as suas criações na área da cerâmica decorativa de autor, trabalha as formas e decora-as utilizando a técnica dos escorridos com vidrados cerâmicos. Também trabalha uma vertente mais tradicional com a criação de peças dedicadas a Sto. António, assim como presépios.
A ceramista trabalha no seu próprio atelier, o Lagar d’Arte, situado nas Gaeiras e que resultou da recuperação de um antigo lagar, que manteve as características de origem. Neste espaço oficinal, criado em 2009, a autora dá largas à sua imaginação e também vende as suas obras, além de organizar cursos de formação.
“Outono no Parque”, a peça da colecção deste semanário, é feita em grés e decorada com vidrados cerâmicos. O baixo-relevo é uma representação do Outono e os vários tons de bege e castanho remetem para a queda das folhas.
A peça está à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e por 30 euros para não assinantes. Faz parte de uma série de 50 que são numeradas e assinadas pela ceramista Paula Clemente.
Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail: gazeta@gazetadascaldas.pt
N.N.






























