O Caldas Anima abriu a 3 de Julho com a apresentação de “Reportório Osório”, um espectáculo que conta a história de 11 homens com destinos nem sempre felizes e que ganharam vida pela voz de Luís Fernandes e ao som do acordeão de Sónia Sobral
Foi com as histórias, nem sempre felizes, de Amândio, Augusto, Eugénio, Gervásio, Serafim e Felisberto que subiu ao palco do grande auditório do CCC, o espectáculo “Reportório Osório”, da Associação Orfeu. As histórias destes homens – uns marialvas, outros traídos, vingativos e até um que sofria de “exploração doméstica” – desfilaram pelo palco, pela voz de Luís Fernandes e ao som do acordeão de Sónia Sobral.
As letras das canções são do primeiro, que as escreveu sobre as composições de Luís Cardoso, autor que concebeu o projecto instrumental para fanfarra de sopros, sem imaginar que no futuro iria originar canções.
A verdade é que “Reportório Osório” é um êxito e as historietas de cada personagem – ao som do malhão, de marchas e de valsas -, têm sido aplaudidas em palcos de Norte a Sul do país e já foram gravadas em CD.
Este foi o primeiro espectáculo no pós-confinamento e os músicos confessaram que era latente as saudades de estar em palco. “Mesmo com máscaras é possível sentir a vibração e a empatia do público, algo impossível quando se coloca uma gravação on-line”, afirma Luís Fernandes, acrescentando que “Reportório Osório” já foi apresentado em palcos do Brasil e de Cabo Verde.
No CCC, o espectáculo foi assistido por 60 pessoas e, se não fosse a pandemia, a peça teria sido exibida na Praça 25 de Abril. Segundo a vereadora Maria da Conceição Pereira, a autarquia quis “dar um sinal de que a cidade está viva”, mas foi necessário “seguir uma estratégia diferente do habitual”. Há espectáculos de rua mas de carácter itinerante para não provocar ajuntamentos e os espectáculos nocturnos passaram para o CCC. No total, o Caldas Anima tem um orçamento de 25 mil euros e, a maioria da verba, “destina-se a pagar aos artistas, que estão agora a retomar a sua actividade”, rematou a autarca.
O Caldas Anima ainda contou com a actuação dos BJazz, que fez uma arruada a 4 de Julho e prossegue hoje, 10 de Julho, a partir das 10h30 com a banda Rumtátá nas ruas da cidade. Amanhã, 11 de Julho, às 10h30, as artérias serão animadas pela Bandinha Amigos da Música e às 21h30, no CCC, pela cantora Carol Mello.































