Palhaço Tomate trouxe um espectáculo de balões para animar a Rua Miguel Bombarda

0
955
| I. V.

 

A interação com o público foi uma constante no espectáculo de Victor Tomate | I.V.
A interação com o público foi uma constante no espectáculo de Victor Tomate | I.V.

O primeiro espectáculo da International Clown School realizou-se no sábado de manhã, 9 de Julho, na Rua Miguel Bombarda, com o palhaço argentino Victor Tomate Avalos – um dos professores convidados – a fazer rir (e reflectir) a audiência com um espectáculo de balões. Entre hoje e amanhã os palhaços desta escola continuarão a animar o centro da cidade com actuações que integram o programa do Caldas Anima e que são uma iniciativa do Centro Cultural e Congressos.

Aproximam-se as 11h00 de sábado e o centro da cidade está cheio de movimento, com muitas famílias a aproveitarem amanhã para fazerem o primeiro passeio do fim-de-semana. Na Rua Miguel Bombarda o palhaço Tomate encontra-se nos últimos preparativos antes de entrar em cena.

- publicidade -

O rosto é maquilhado de branco, o nariz de vermelho e os olhos estão exageradamente carregados com sombras negras. Negro é também o casaco aveludado que exibe uns grandes botões cor de rosa. As meias às riscas pretas e brancas e uma peruca completam a indumentária da personagem à qual não podia faltar os típicos sapatos gigantes.
O espectáculo vai começar e Tomate convida o público a aproximar-se, fazendo soar o tambor que anuncia o início da performance. Sem falar muito, o palhaço mostra a sua habilidade na manipulação de balões que, ao longo da actuação, vão assumindo diferentes formas e feitios. Um cão, um cisne, um espelho que se transforma em raquete e posteriormente em espingarda, um microfone que em poucos segundos vira espermatozoide ou uma ave que subitamente faz lembrar uma vaca são algumas das criações que surgem das mãos talentosas de Tomate.
A certa altura o palhaço argentino protagoniza um dos momentos mais engraçados da manhã ao colocar a sua cabeça dentro de um balão gigante, fingindo ora ser um cogumelo ora um boneco a quem desenha um par de olhos e um sorriso. Crianças e pais também são convidados a participar no espectáculo que ficou marcado pela interação divertida com o público.
O artista não deixou de fora uma piada sobre os falos das Caldas nem críticas políticas e religiosas. Num momento em que imita o Papa Franscisco, Tomate pendura às costas uma bandeira do partido comunista, numa possível alusão ao facto do líder da Igreja Católica várias vezes ter sido apelidado de “Papa Comunista”. A bandeira de esquerda é depois substituída pela bandeira da paz e a actuação termina com uma canção em que Tomate canta o motivo por que se tornou palhaço: precisava de amor e carinho na sua vida.

“O PALHAÇO DEVE ENTRETER MAS TAMBÉM ATRAPALHAR”

Pela primeira vez nas Caldas da Rainha, Victor Tomate Avalos é um dos três professores convidados da International Clown School cujo programa termina amanhã. O espectáculo “Tomate Puro Tomate” aqui apresentado já circulou por 26 países, muitos dos quais onde não se falava espanhol.
Para Victor Tomate, o facto da sua performance incluir pouco texto acaba por tornar-se numa vantagem. “Fui descobrindo que as pessoas são muito mais semelhantes que diferentes: choram e riem pelas mesmas coisas. A linguagem não verbal permite que leve as minhas actuações a todos os cantos do mundo”, revela, acrescentando que o papel de um palhaço “é fazer rir, mas também atrapalhar um pouco a consciência do público”, fazendo-o reflectir sobre problemas sociais, culturais e políticos.
Profissional do riso há 24 anos, Tomate garante que ser palhaço significa optar por uma profissão incerta. “Às vezes fazemos contratos e viajamos muito, outras estamos à espera que chegue um e-mail ou toque o telefone com uma proposta”.

MAIS ESPECTÁCULOS ATÉ AMANHÃ

A International Clown School apresenta hoje, 15 de Julho, pelas 11h00, o espectáculo “Máquina dos Desejos” (Companhia Bipolar) na Rua Miguel Bombarda, e “Fall in Love With Me” (Robert Cartwright) no Parque D. Carlos I, às 17h00. Amanhã este último espectáculo antecede a actuação da Banda Filarmónica de A-dos-Francos na Praça da Fruta, pelas 21h30. Ainda pela manhã do dia 16 de Julho, alunos e professores apresentarão “Parada Clown School”, uma espectáculo itinerante pelas ruas do centro da cidade que tem início às 11h00 Pelas 22h30 realiza-se a festa de encerramento da escola no café-concerto do CCC.

Banda de Santa Catarina e Rancho Vale Choupinho deram música à Praça da Fruta

Os concertos nocturnos na Praça da Fruta que integram o Caldas Anima já começaram e, no passado dia 9 de Julho, a banda da Sociedade Filarmónica Catarinense e o Rancho Vale Choupinho “aqueceram” a noite fria de sábado. Temas como “I want to break free” e “Bohemian Rhapsody” dos Queen marcaram o espectáculo da filarmónica de Santa Catarina, enquanto as danças e os cantares tradicionais de Relvas foram o grande destaque na actuação do Rancho Vale Choupinho.
Rui Norte Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina, salientou a programação “fantástica” do Caldas Anima, que traz à cidade “a cultura das freguesias rurais do concelho”, referindo-se a Santa Catarina como “a terra das cutelarias que tem como objectivo apostar no turismo industrial, abrindo as portas das fábricas e das oficinas dos artesãos aos visitantes” .
Amanhã, pelas 22h00, actuará a Banda Filarmónica de A-dos-Francos.

- publicidade -