Início Cultura Paisagens marinhas de Herculano Elias na Escola Bordalo Pinheiro

Paisagens marinhas de Herculano Elias na Escola Bordalo Pinheiro

0
Paisagens marinhas de Herculano Elias na Escola Bordalo Pinheiro

Está patente na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro a exposição Memórias do Mar, que inclui obras de pintura e de escultura cerâmica da autoria do mestre caldense Herculano Elias.
“São retratos da nossa costa”, disse o artista, à Gazeta das Caldas enquanto fazia uma visita guiada pelas pinturas. Conta que é habitual ir apreciar o Atlântico, nas encostas da Serra do Bouro e é a partir daquela zona que faz os croquis iniciais para as suas obras. Quando chega a casa completa os trabalhos com o uso das tintas de óleo.
Herculano Elias interessa-se sobretudo por paisagens referentes ao mar, não sentindo grande apelo para retratar aspectos relacionados com o mundo urbano.

Além das pinturas marítimas, esta exposição inclui também vários esculturas cerâmicas onde o artista retrata o director da escola António Veiga e do seu neto e das docentes Maria José Rocha e Celeste Tornada. ”Não é um decalque directo, mas sim uma intervenção plástica do retrato de cada uma das pessoas”, explicou o artista, que desta forma acaba por homenagear os interlocutores que lhe permitiram organizar um curso livre de azulejo na própria escola, retomando a ligação à cerâmica naquele estabelecimento escolar.
Questionado sobre o papel da pintura na sua carreira, Herculano Elias explica que é “um exercício que sempre fiz pois, por exemplo, na Secla era à pintura em cerâmica que me dedicava e que agora decidi mostrar ao público a minha leitura sobre as paisagens da região”. Herculano Elias, apesar de já ter passado os 80 anos, mantém-se muito activo e com a agenda repleta de actividades. Além do restauro de obras, também ensina cerâmica e quer continuar estas suas acções de modo a que o conhecimento sobre a arte de trabalhar o barro possa passar de geração em geração.
“Para mim é importante realizar esta exposição na escola Rafael Bordalo Pinheiro para ver se há algum estudante que queira dedicar-se às artes”, disse o mestre miniaturista, descendente de uma família de ceramistas.
A mostra Memórias do Mar poderá ser apreciada até 12 de Julho nas instalações daquela escola. NN

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.