
No total são criadas 10 peças nesta colecção exclusiva: A anfitriã, A guerreira, As gloriosas, A a exploradora, A libertadora, Os aventureiros, O eterno, Os navegadores e A adorada. A décima, denominada A desejada, por exigir um trabalho redobrado na colocação da renda de bilros, ainda não consta no catálogo, mas estará brevemente disponível no site www.serjoiasdeportugal.pt
A colecção ‘Ser Portugal’, com peças que vão desde os 550 aos 20 mil euros, tem a assinatura da designer Sónia Ricardo, da Sociedade Ricardo & Ricardos, Joalheiros.
A apresentação pública da colecção foi feita no passado dia 10 de Novembro, em Peniche, e contou com a participação dos promotores do Projecto Ser Jóias de Portugal (que surge da vontade de inovar a alta joalharia portuguesa numa partilha entre joalheiros e artesãos especialistas em técnicas tradicionais portuguesas) e de mais de uma centena de rendilheiras que, durante seis meses, participaram no projecto.
A fusão entre a joalharia tradicional portuguesa e a renda de bilros surgiu de um protocolo estabelecido entre a Câmara de Peniche e a Sociedade Ricardo & Ricardos, Joalheiros. O objectivo é possibilitar um maior reconhecimento e posicionamento deste tipo de artesanato têxtil e o proporcionar um novo olhar pela arte da joalharia.
workshops para associar a renda à moda
No âmbito do protocolo estabelecido entre a autarquia de Peniche e o Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios (Modatex), terá lugar mais um ciclo de workshops destinado a sensibilizar os formandos para a arte de rendilhar e para as possíveis aplicações da renda de bilros em peças de vestuário e acessórios de moda.
Esta iniciativa envolve centenas de formandos e as criações seleccionadas serão apresentadas nos desfiles Rendas na Moda, integrados na programação da Mostra Internacional de Rendas de Bilros, que decorre nos dias 27 e 28 de Julho de 2013.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























