Início Cultura Orquestra Filarmónica Obidense destacou-se em festival alemão online

Orquestra Filarmónica Obidense destacou-se em festival alemão online

0
Orquestra Filarmónica Obidense destacou-se  em festival alemão online
A Orquestra Sinfónica de Óbidos foi a participante vencedora na categoria correspondente desta iniciativa internacional alemã onde participaram 30 países

Sociedade Musical Recreativa Obidense foi um dos vencedores de concurso internacional

Foi no último dia de janeiro que o maestro João Raquel soube que a orquestra juvenil da Sociedade Musical Recretiva Obidense (SMRO) ganhou o 1º prémio do concurso “Winter Stars Of Dresden”, realizado online.
“Ganhámos o 1º prémio, obtendo 56 pontos em 60 possíveis”, revelou o líder do grupo, satisfeito com a distinção que reconhece o percurso que este agrupamento tem feito ao longo dos anos.
O responsável enviou para o concurso a interpretação da obra “Coliseum” do compositor espanhol Hugo Chinesta.
O tema faz a descrição dos diferentes ambientes que se viviam no Coliseu de Roma, no tempo dos grandes combates que opunham os gladiadores. A obra, que chega quase aos 10 minutos, foi interpretada no último concerto desta orquestra, que decorreu no Dia da Mulher, a 8 de março de 2020, na Igreja de Santa Maria, em Óbidos, a poucos dias do primeiro confinamento obrigatório…
“A atuação foi muito especial, pois tínhamos a assistir uma convidada, a maestrina argentina Mirta Soto”, acrescentou o líder do grupo. Além disso, os músicos ainda viveram outro momento marcante, pois nesse dia estrearam o novo fardamento “que aposta no azul e amarelo”, contou João Raquel.

Os ensaios da orquestra da SMRO estão suspensos, mas há aulas online e distinções internacionais para os melhores

O maestro tem-se recusado a baixar os braços e, por isso, mesmo sem poder organizar iniciativas presenciais, vai dando a conhecer o que fazem os agrupamentos que dirige nos festivais internacionais que são organizados pela internet por vários países do mundo.
Sendo uma atuação com convidados especiais e em estreia de nova farda, “o prémio agora atribuído pelo concurso alemão ainda ganha mais relevância”, disse João Raquel, acrescentando que este reconhecimento internacional abrange não só o grupo como também a própria SMRO. “Serve também para levar mais longe os nomes da vila de Óbidos e também de Portugal”.
Nesta competição internacional, que decorreu no âmbito de um festival de arte realizado em Dresden, no leste da Alemanha, participaram orquestras, solistas e bailarinos de mais de 30 países.
Segundo aquele responsável, enviaram gravações de atuações grupos de artistas de países não só de toda a Europa como também do Canadá, EUA, China, Bulgária, Rússia e Japão.
O júri da competição integrou agentes culturais e artísticos alemães, que foram convidados a avaliar as diferentes propostas oriundas de todo o mundo.
A organização do “Winter Stars Of Dresden” pertence à Fundação Internacional de Caridade “The Festival of Bridges”, tendo sido desenrolada em parceria com o Centro Taylis, que se ocupa da organização de festivais e programas de arte para crianças e jovens.
E só graças ao digital é que agrupamentos de tantos países puderam dar a conhecer o seu trabalho. O “Winter Stars Of Dresden” tem, de resto, o objetivo principal de dar a conhecer novos e talentosos artistas das mais variadas nacionalidades.
Os artistas e grupos que participaram tiveram, ainda, a oportunidade de dar a conhecer as tradições multiculturais ao público. Entre as várias categorias havia a de Folclore, que se destina a dar a conhecer as expressões artísticas diretamente relacionadas com a identidade cultural de cada país. Segundo o maestro, as apresentações foram feitas “com base no respeito mútuo pelos hábitos culturais de todos os países”.
No entender de João Raquel, estes eventos – que visam salientar o trabalho criativo das crianças e jovens e em simultâneo visam melhorar as habilidades profissionais e qualificações de professores e líderes artísticos – são igualmente muito úteis “para motivar a todos, maestros e músicos”. Até porque os ensaios desta orquestra se encontram suspensos desde novembro de 2020. A própria escola de música da SMRO está, por agora, apenas a funcionar com aulas online. Conta com 30 alunos, com idades que variam entre os 6 e os 16 anos. O maestro João Raquel também dirige a banda Juvenil da Sociedade Filarmónica de Santo Estevão (Benavente), que obteve o 3º lugar na competição neste festival de artes alemão. ■

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.