
Amanhã, dia 29 de Janeiro, pelas 21h30, actuará no CCC das Caldas da Rainha, a Orquestra Académica Metropolitana (OAM) – dirigida por Jean-Marc Burfin – com a flautista Adriana Ferreira. Serão interpretadas obras de Mozart, Liebermann e Milhaud. No ano passado a flautista, então com 19 anos, foi laureada com o 1° Prémio do Concurso Internacional de Flauta Carl Nielsen e prepara a conclusão da licenciatura em Musicologia na Universidade Paris-Sorbonne, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.
A sua agenda inclui apresentações em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Finlândia e Estados Unidos.
A OAM estreou-se em 1993, na sequência da criação da Academia Nacional Superior de Orquestra – uma instituição única no país, destinada a formar músicos profissionais nas áreas de instrumento e direcção de orquestra.
Os bilhetes custam sete euros e cinco para menores de 24 ou maiores de 65 anos. Na compra de dois bilhetes, há 50% de desconto no terceiro e a oferta do quarto bilhete.
No dia 5 de Fevereiro vai subir ao palco do CCC a peça “Super Silva” que pretende ser uma homenagem ao actor Raul Solnado. Do elenco fazem parte Tozé Martinho, Miguel Dias, Patrícia Candoso, Florbela Menezes, Daniel Garcia, Ricardo Vieira e Bruno Santos. Os bilhetes custam entre os 10 e os 12,50 euros mas há descontos nos bilhetes família.
Ópera e Rodrigo Leão em Fevereiro
No próximo dia 13 de Fevereiro será representada “Rigoletto” – uma ópera em três actos com música de Giuseppe Verdi e libreto de Francesco Maria Piave – por um grupo do Teatro Nacional de Ópera. No dia 18 de Fevereiro será a vez de Rodrigo Leão apresentar nas Caldas o seu espectáculo “Instrumental 2011”, que se caracteriza por ter um registo diferente daquele com que tem marcado encontro com o público.
Esta nova “viagem” do compositor português terá o título de Instrumental e será efectuada com um Ensemble de dimensões mais reduzidas – um quinteto com o próprio Rodrigo Leão em teclados e ainda um trio de cordas e um acordeão. “Pretendo que metade do reportório sejam composições novas”, refere o compositor, que vai alertando para o facto de alguns desses temas poderem a vir ser posteriormente desenvolvidos em versões vocais. Será, por isso, uma oportunidade única para ouvir estas peças neste contexto específico, concentrando a acção e a atenção no lado exclusivamente musical da produção artística de Rodrigo Leão.
No dia 26 de Fevereiro actuará Joel Xavier, um prestigiado guitarrista português com 20 anos de carreira. Apresentará o espectáculo “Back to the blues 20’Years The After”.
Natacha Narciso
nnarcis@gazetadascaldas.pt






























