Abriu ao público no sábado, 12 de Outubro, a exposição colectiva de fotografia Duas diferentes formas de olhar as Caldas que reúne o olhar de 14 fotógrafos sobre o concelho.
Coordenada por Carlos Victorino, a colectiva reúne imagens dos fotógrafos caldenses Valter Vinagre, João Martins Pereira, Nuno Conceição e também do organizador da iniciativa, que participa na colectiva com duas imagens do património termal local.
As restantes fotografias pertencem a membros do Grupo de Fotografia de Alcobaça (GAFA), com quem Carlos Victorino tem trabalhado noutros projectos.
Esta mostra tem como objectivo mostrar as Caldas da Rainha segundo “a visão de quem cá mora e uma outra de quem contacta pela primeira vez”, referiu o coordenador, explicando que se reuniram imagens não só das Caldas como de outras freguesias do concelho.
O património urbano chamou a atenção dos fotógrafos do concelho vizinho que registaram imagens do edificado, das janelas e calçadas caldenses. Há também retratos de gente, em momentos de trabalho, lazer ou ligados a importantes ocasiões como a Procissão dos Barcos, que se realiza em Agosto na lagoa.
“Trata-se de um grupo muito dinâmico que trabalha vários temas por mês ligados à região”, disse o mentor da exposição em relação ao GAFA que, neste momento, tem uma exposição a decorrer em simultâneo na Benedita e em Alcobaça sobre os túmulos de Pedro e Inês, que se encontram no Mosteiro.
“Queremos levar esta dinâmica para outros concelhos, convidando os fotógrafos locais a participar nas exposições connosco”, concluiu Carlos Victorino.
Duas diferentes formas de olhar as Caldas reúne 28 fotografias da autoria de António Guerra, Bruno Januário, João Daniel , João Monteiro, Jorge Pratas, Odete Melo, Pedro Calçada, Rosa Santos, Sérgio Mendes e Tiago Bento.
Olhares sobre as Caldas da Rainha no Museu do Hospital
- publicidade -































