Gravura, serigrafia, pintura, trabalhos perfurados e picotados são algumas das propostas de Isabel Pyrrait para ver na galeria do Turismo
A mostra “Sobre papel…com muito azul” de Isabel Pyrrait conta com curadoria de Célia Bragança, docente da ESAD.CR. “É uma artista que funde as artes plásticas com o design gráfico, através da gravura”, disse a também artista gravadora, que já dividiu atelier com esta autora lisboeta. “O meu trabalho tem como linha condutora a poesia”, disse a autora que tem amigos nas Caldas, logo vem com frequência à cidade termal.
A autora trouxe trabalhos desenvolvidos desde 1999 até à atualidade. Do seu percurso fazem parte Inglaterra e Macau, onde viveu até 1999.
Isabel Pyrrait trabalha o papel com grande sensibilidade, dando atenção ao pormenor e ao detalhe. Apresenta trabalhos onde usa com mestria o picotado e a perfuração e que permitem interessantes jogos de luz. Também apresenta obras onde demonstra uma relação em especial com as várias tonalidades de azul.
Durante a sua vida profissional, a artista teve que se dedicar ao design gráfico, agora já é possível estar ligada a tempo inteiro às artes plásticas. Esta artista experimental faz ainda vários trabalhos em técnicas aditivas, usando por exemplo areia da praia para obter novas texturas nos seus trabalhos. Presente está também um livro de artista de Isabel Pyrrait dedicado a um poema de António Ramos Rosa. Autora deu aulas de gravura em escolas em Lisboa e também relacionadas com o design gráfico no Ar.Co.
A mostra de gravura contemporânea, patente até novembro, será visitada por alunos de ESAD.CR. e Isabel Pyrrait também se deslocará à escola de artes caldense para realizar workshops. ■






























