Além do regresso à antiga ermida de uma obra da pintora obidense, foi descoberta uma outra, da sua autoria, no Palácio Nacional de Mafra
A pintura “Lamentação Sobre Cristo Morto” foi devolvida pelo município de Óbidos à Comissão da Capela de Santo António da A-da-Gorda, atendendo a um pedido formal da comunidade local para o regresso da obra à antiga ermida. A pintura, da autoria de Josefa de Óbidos e de forte carga devocional, encontrava-se há mais de uma década integrada na coleção permanente do Museu Municipal, onde foi alvo de trabalhos de conservação e restauro promovidos pela autarquia. A recolocação da obra na ermida teve lugar a 23 de julho e a cerimónia oficial de bênção desta pintura do século XVI de óleo sobre tela está agendada para o próximo dia 9 de agosto, seguida de um jantar de agradecimento aberto à população.
Juntamente com a tela “Jesus no Horto”, a obra destinava-se a complementar as grandes telas dos altares colaterais da Capela de Santo António da A-da-Gorda, da autoria de Baltazar Gomes Figueira (1643). Foi a primeira intervencionada pelo Instituto Politécnico de Tomar ao abrigo de um protocolo com o município num processo de conservação e restauro do património artístico do concelho.
Em Mafra, os trabalhos de conservação de uma pintura em mau estado do Palácio Nacional permitiram descobrir a assinatura de Josefa d’Óbidos. “Pedi ao Palácio Nacional de Mafra a pintura para a tratar dado o estado de degradação avançado e para confirmar” a atribuição da autoria de Josefa d’Obidos já antes feita pelo investigador Vítor Serrão à pintura “Menino Jesus em descanso”, contou à agência Lusa Vanessa Henriques Antunes, conservadora-restauradora de pintura antiga do Laboratório José de Figueiredo, pertencente à Museus e Monumentos de Portugal.
“Menino Jesus em descanso” trata-se da única pintura de Josefa d’Óbidos existente no Palácio Nacional de Mafra e pertence a uma “fase mais amadurecida da vida e da pintura” da artista do século XVII.































