O número 62 da revista Pedra & Cal, que se dedica à conservação e reabilitação patrimonial, inclui um artigo de Isabel Xavier, presidente da Associação Património Histórico (PH) dedicada ao Jardim de Água de Ferreira da Silva, onde a responsável alerta para o estado de abandono em que se encontra aquele monumento.
No artigo, publicado na rubrica Património em Perigo, a historiadora dá a conhecer a obra, iniciada em 1993 e que foi sendo construída até 2009. Tratou-se de uma encomenda do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, entidade que então administrava os hospitais da cidade e o respectivo património.
Isabel Xavier explica que depois disso o próprio Hospital Termal e o seu património passaram para a autarquia em 2015, ao contrário desta instalação que parece ter-se tornado “terra de ninguém”. Segundo a autora, esta está na posse do Estado Central, mas localmente “ninguém parece ser responsável pelo seu estado que já vai sendo de visível degradação”.
Após uma descrição bastante pormenorizada de todo o conjunto escultórico, Isabel Xavier volta a carga para concluir que esta obra nem água possui, apesar de se referir à fundação termal da cidade.
As fotografias publicadas na revista são de João Martins Pereira e uma delas foi escolhida para capa da revista.
A revista Pedra & Cal é editada pelo Grémio do Património, que é uma instituição de utilidade pública sediada em Lisboa.































