A partilha da experiência de Óbidos enquanto Cidade Criativa da Literatura leva os vereadores Margarida Reis e Telmo Félix ao Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), em Minas Gerais, no Brasil. O evento, que vai na sua 17ª edição, decorre de 3 a 11 de setembro e tem por temática as “Letras e Música, a Sinfonia da Literatura”.
De acordo com a nota da autarquia, um grupo de voluntários, que junta representantes de 170 cidades do sul de Minas, trabalha, há cerca de três anos, para que Poços de Caldas faça parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco. Este trabalho, que tem contado com o apoio do Flipoços, será especialmente destacado através da 17ª edição do evento. Com mesas, atividades especiais e a receção à comitiva de Óbidos, a representar Portugal, o festival terá uma programação especialmente dedicada à importância dessa candidatura, que será apresentada em junho de 2023, sob coordenação do Polígono Sul-mineiro do Livro.
Margarida Reis salienta que, “tendo em conta a importância dada neste evento às cidades criativas”, é para Óbidos um “orgulho participar em representação de Portugal”, a primeira cidade em língua portuguesa que integra a Rede Internacional de Cidades Criativas da Literatura. A participação de Óbidos acontece no dia 9 de setembro, num painel intitulado “Cidades Criativas da Literatura – a importância do selo internacional para Poços de Caldas, e todo o território literário sul-mineiro”. De recordar que a vila foi reconhecido como Cidade Criativa ao nível da Literatura, pela Unesco, em dezembro de 2015, tornando-se a primeira, de língua portuguesa, a receber esta distinção.
A 17ª Feira Nacional do Livro e Flipoços 2022 é uma realização da GSC Eventos Especiais e está integrada nas comemorações dos 150 Anos de Poços de Caldas.
A cidade de Poços de Caldas é também geminada com as Caldas da Rainha, com a qual possui relações termais. ■
Óbidos participa em festival literário no Brasil
- publicidade -































