Começa hoje em Óbidos a quarta edição do Junho das Artes, um evento sobre arte contemporânea que este ano dá especial atenção ao tema “Fronteiras”. A ideia chave do programa “remete-nos para um conceito de actualidade, no sentido de que é oportuno discutir, hoje, a fronteira como espaço e como tempo”, revela Ana Calçada, da organização do evento.
A programação encontra-se dividida em três ciclos distintos de forma a estabelecer uma relação com as várias possibilidades que o conceito Fronteira promove. O primeiro concentra-se fisicamente nos espaços expositivos da Galeria novaOgiva, na galeria da Casa do Pelourinho e no Museu Municipal, locais para onde diversos artistas conceberam obras que abordam a subjectividade da memória na construção dos factos históricos e a reelaboração da sua linguagem.
Oito artistas foram convidados a olhar para o território do concelho de Óbidos. Três deles, Inês Milagres, Von Calhau! e João Ferro Martins, propõem-se a participar o trabalho criativo com o público no último piso da Galeria da Casa do Pelourinho, onde estarão em residência durante o evento.
O terceiro ciclo parte do convite a duas estruturas de programação independentes a operar na região – o Museu Bernardo, sediado nas Caldas, e a Associação a9))), localizada em Leiria. Foram ambos convidados a desenhar uma programação que deslocasse para Óbidos o seu espaço original de acção, aproximando lugares e criadores, e fazendo da vila o seu palco de encontro e exposição.
Este ano também as escolas integram o Junho das Artes, através dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o ano lectivo.
A comissária convidada, deste ano, é a curadora e professora universitária Carolina Rito.
O Junho das Artes 2011 vai contar também com espectáculos, “conversas com…” e workshops dirigidos a crianças e adultos. Nos dias 16 e 17 de Junho, entre as 15h00 e as 18h00, e no dia 18 de Junho, entre as 14h00 e as 18h00, o artista Von Calhau! irá dar um workshop subordinado ao tema “Canibalismo Aplicado | Artes Sonoras”, a decorrer na galeria da Casa do Pelourinho, de acesso gratuito e destinado ao público em geral. Esta acção consiste na aplicação de metodologias antropofágicas à construção de instrumentos musicais, dispositivos áudio ou geradores de som, através de demonstrações que se pretendem relacionais.
O workshop culmina com uma apresentação pública do trabalho desenvolvido.
Nos dias 18 e 25 de Junho, entre as 10h30 e as 13h00, serão realizados ateliers de design, onde as crianças, com idades entre os oito e os 12 anos, são convidadas a criar objectos inspirando-te nas obras dos artistas do Junho das Artes. Esta acção, também de acesso gratuito, terá lugar no Centro de Design de Interiores.
As inscrições são limitadas e poderão ser feitas para o e-mail obidosja@cm-obidos.pt






























