Óbidos homenageia Armando da Silva Carvalho com o lançamento de prémio literário

0
729
Gazeta das Caldas
Celeste Afonso apresentou o prémio literário no dia em que Óbidos celebrou o segundo aniversário como Cidade Criativa da Literatura da UNESCO

A 11 de Dezembro, dia em que se celebrou o segundo aniversário de Óbidos como “Cidade Criativa da Literatura” da UNESCO, foi apresentado o prémio literário Armando da Silva Carvalho, poeta natural daquele concelho. O vencedor da primeira edição será conhecido no próximo Folio, a decorrer entre 27 de Setembro e 7 de Outubro de 2018.

“Esperemos que em Óbidos todos se lembrem de Armando da Silva Carvalho e que o mundo conheça este autor”. Este o objectivo do prémio, anunciado por Celeste Afonso, ex-vereadora e a nova directora executiva do projecto Óbidos Cidade Criativa da Literatura.
No Centro Design de Interiores, espaço que passará a ser a sede deste programa, Celeste Afonso explicou que serão premiadas obras poéticas escritas em português e publicadas durante o ano da vigência do prémio e que este abrange todos os países lusófonos.
Outra particularidade é o facto do prémio não ter um valor pecuniário. O vencedor terá a possibilidade de estar, entre três e sete dias, numa Cidade Criativa da Literatura da Unesco, a convite dessa cidade, para participar em encontros e mesas redondas, dando a conhecer a sua obra. A primeira cidade que recebe o futuro prémio Armando da Silva Carvalho é Granada, no sul de Espanha, a convite da Fundação Garcia Lorca. “Quisemos que este prémio nascesse à sombra de Frederico Garcia Lorca, o vulto maior da poesia”, disse Celeste Afonso.
Tendo em conta que o premiado será anunciado no Folio, este fará parte das mesas do festival nesse ano.
A organização está a ultimar o regulamento para depois o apresentar ao executivo e na Assembleia Municipal. Prevê que até final de Maio tenham todas as obras recolhidas para concurso e depois será feita a selecção por um júri composto por três a cinco pessoas e que será presidido pela responsável da Óbidos Vila Literária.
Cada autor poderá ter até duas obras a concurso por edição.

Celeste Afonso disse aos jornalistas que este prémio de poesia poderá não ser o único que Óbidos venha a promover, mas que era importante que fosse o primeiro e que estivesse ligado a um nome tão importante como é o de Armando da Silva Carvalho, falecido em Junho deste ano.
Nascido em 1938 no Olho Marinho, Armando da Silva Carvalho foi um dos mais importantes poetas portugueses da actualidade, tendo obtido vários prémios literários com o seu último livro “A Sombra do Mar”. Foi também jornalista e critico literário.
As candidaturas deverão ser enviadas para o CDI (Centro de Design de Interiores), junto à muralha, que a partir de agora será sede da Óbidos Vila Literária. Ali poderá ser encontrada informação sobre a rede de cidades criativas e, mensalmente, serão dinamizadas diversas iniciativas, como conversas, tertúlias e projecções de filmes.
A Óbidos Vila Literária – do qual fazem parte os festivais Folio e Latitudes – continua a ser o grande chapéu da estratégia deste executivo camarário. No próximo ano o Folio irá decorrer entre 27 de Setembro e 7 de Outubro. A organização já começou a sua preparação, com candidaturas à DGArtes e também comunitárias, de modo a garantir orçamento para o festival.
Além do Folio, também irá decorrer o festival de literatura de viagens Latitudes entre 26 e 29 de Abril, que terá como parceiros os Urban Sketchers.

- publicidade -