
No Brasil, Alexandre Sousa fez o pré-lançamento do novo livro, que será apresentado no próximo Folio
O obidense Alexandre de Sousa participou na Bienal Internacional do Livro de São Paulo (Brasil), onde fez o pré-lançamento do seu novo livro “Horizonte num mar de nuvens”, numa sessão moderada por Regina Brito, da universidade Mackenzie de São Paulo. A obra, que será apresentada na próxima edição do Folio, conta a história da travessia do Atlântico Sul, realizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral em 1922, há precisamente um século.
No certame, que decorreu entre 2 e 10 de julho e este ano teve Portugal como convidado de honra, com mais de duas dezenas de escritores portugueses e lusófonos e dois chefes de cozinha, Alexandre de Sousa apresentou também o romance “Hepta”, publicado em Portugal em 2014, e que foi agora lançado no Brasil pela editora Faria e Silva.
Esta foi a primeira vez que o escritor participou no evento, que vai na sua 26ª edição, a convite da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e da curadoria do Pavilhão de Portugal.
Alexandre de Sousa publicou pela primeira vez em 2014, na colectânea de poesia “poetar contemporâneo”. No ano seguinte editou o seu primeiro romance “Hepta” e desde então tem participado em colectâneas de poesia, escrito letras para canções e textos para várias obras.
Desde 2019 que o obidense desenvolve o projeto “Cartas de Lá e de Cá”, que conta com a participação de crianças das escolas de Óbidos, em Portugal, e de Conceição do Mato Dentro (Minas Gerais – Brasil), que trocaram cartas e, desta forma, concretizaram o sonho do embaixador José Aparecido de estabelecer pontes de cultura e educação entre os povos.
As missivas, muitas delas ilustradas, foram reunidas em livro, organizado pelos escritores Alexandre de Sousa (Óbidos – Portugal), José Santos, Mara Senna e Selma Maria (Brasil). O projeto, que ainda está a decorrer, tomou depois um figurino diferente: passaram a utilizar o e-mail, e resultou num segundo livro, que já foi apresentado no Folio do ano passado.
O escritor, também militar da Força Aérea na reserva e professor nas escolas de aviação civis, vai ainda lançar um livro infantil, no Folio, que vai decorrer entre 6 e 16 de outubro. ■






























