O Nepal sob o olhar de Mário Rui Araújo no CCC

0
693

notícias das Caldas“Imagens paralelas” assim se designa a exposição de fotografia de Mário Rui Araújo que vai estar patente no CCC entre os dias 4 e 22 de Junho. A mostra é composta por imagens que o autor captou ao longo de três anos no Nepal, país onde trabalha em projecto ligados à saúde oral.

Formado também em Psicologia da Saúde, este autor frequentou o curso de fotografia no Ar.Co e esta será a sua primeira exposição.
“Não sou fotógrafo”, costuma dizer Mário Rui Araújo, para quem fotografar é  “pintar com o olhar e isso faz-me criar um imaginário de histórias e realidades paralelas”.
O Nepal é para o higienista oral, “um local onde as imagens nos surgem ao ritmo dos segundos”. Mário Rui Araújo diz que é um privilégio “poder lá trabalhar, ensinar e estar”.
As fotografias são para este técnico de saúde “desenhos”. Não representam histórias reais nem sentimentos. “São apenas movimentos paralelos duma rotina captada ao sabor do tempo, nada mais…”, diz.
No dia 22 de Junho, pelas 22h00, haverá uma conversa onde vão participar Mário Rui Araújo, Rui Calado e Raul Melo, técnicos de saúde que vêm conversar sobre os projectos onde estão envolvidos.
Rui Calado é médico de saúde pública e actual Coordenador do Programa Nacional de Promoção da saúde oral e já trabalhou em Macau e Timor. Neste último país foi assessor do ministro da Saúde, como enviado da ONU.
Raul Melo é psicólogo, trabalha no Instituto da Droga e Toxicodependência e usa a imaginação para os projectos de saúde inventando jogos e plataformas alternativas de intervenção na comunidade.
Os três técnicos de saúde falarão sobre o que os move, os segredos, a imaginação e a paixão de acreditar que em saúde pública “há sempre algo mais a fazer”.

- publicidade -

 

- publicidade -