O mar da Nazaré fotografado por Álvaro Laborinho

0
631

“Álvaro Laborinho. O Mar da Nazaré” dá a conhecer uma selecção do espólio fotográfico do nazareno que sempre se dedicou à fotografia, entre a vida de comerciante e os muitos interesses culturais e associativos. Uma exposição para ver naquela vila até 20 de Novembro na Livraria “Cenas & Livros”.

Nascido na Nazaré em 1979, Álvaro Laborinho captou com a sua lente a vila que o viu nascer da primeira metade do século XX. Um espólio que pertence hoje ao Museu Dr. Joaquim Manso, que o considera “um verdadeiro documento histórico e etnográfico que é essencial para reconstruir o passado desta comunidade marítima ou para entender a produção de uma determinada imagem estética sobre a mesma”.
Nas fotografias de Álvaro Laborinho o mar é um tema constante, seja como fonte de meios sobrevivência, seja de bem-estar e lazer. E é precisamente este tema que se pode apreciar numa exposição que resulta de uma parceria entre o Museu Dr. Joaquim Manso e a “Cenas & Livros” e que “é mais uma ocasião para divulgar o acervo de Álvaro Laborinho, nem sempre exposto ou totalmente visível e, simultaneamente, dar a conhecer o património da Nazaré e as suas raízes culturais”.

 

- publicidade -