O hiper-realismo de João Bello está em S. Martinho

0
514

Artista da Benedita pinta obras para vários países. Motivos diferem consoante as culturas

 

João Bello é um artista plástico que se dedica à pintura hiper-realista e que inaugurou uma exposição no espaço Pit Stop, situado junto à estação de comboios de S. Martinho do Porto.
O autor, natural da Benedita, cria pinturas a óleo fotorrealistas dos mais variados temas, desde motocicletas a carros de corrida até bebidas, acompanhadas por fichas de jogo e charutos.
Este tipo de pintura aparenta ser uma fotografia de alta resolução e, segundo o autor alcobacense, tem muita procura sobretudo por clientes de países estrangeiros.
O artista assinou um contrato com galerias norte-americanas e que além de comercializarem os seus trabalhos originais, ainda permitem criar pequenas séries de prints.
João Bello nasceu em 1978, e é informático. Atualmente divide-se entre a sua profissão e a pintura hiper-realista.
O autor sempre gostou de pintar e de desenhar e hoje as suas pinturas têm obtido prémios e distinções em todo o mundo. Além de já ter obtido prémios em Portugal, também foi distinguido em iniciativas artísticas que decorreram em Espanha e Emirados Árabes Unidos.
O artista plástico pinta todos os dias em acrílico sobre tela. Atualmente consegue pintar uma obra numa semana ou semana e meia mas, no início da sua carreira de pintor, era necessário pelo menos um mês.
“Vendo sobretudo para os EUA, Canadá, Alemanha, Países Baixos, Noruega e Irlanda”, disse o artista acrescentando que, na Irlanda, lhe pedem muitos modelos de carros por causa do drifting enquanto nos EUA são pedidos pinturas relacionadas com o life style e o lazer, reportando a bebidas, charutos e até fichas de jogo.
“Chegam-me pedidos para pintar modelos de máquinas de costura por clientes de muitos países”, revelou o autor que contou que uma cliente que lhe adquiriu várias pinturas possuía mais de duas centenas destes exemplares que quis ver retratados de uma forma hiper-realista .
“As que mais vendem são aquelas que têm decalques dourados”, especificou o pintor que promove os seus trabalhos através das redes sociais.
João Bello também corresponde a encomendas, mas o que mais gosta é de pintar momentos de life style, de bebidas e elementos relacionados com jogos.
“Também adoro pintar carros e motas”, informou o autor da Benedita que tem algumas das suas pinturas, patentes nesta exposição-venda no Pit Stop, situado Largo 28 de Maio. as pinturas custam entre os 200 e os 600€.
A mostra está patente durante o mês de agosto e conta com o apoio da Casa da Cultura José Bento da Silva em São Martinho do Porto. ■

- publicidade -