Carlos Constantino é o autor convidado do mês de Outubro da colecção de cerâmica contemporânea da Gazeta das Caldas. O ceramista caldense, de 49 anos, trabalha com dois irmãos, na oficina da família no Nadadouro. O pai já era ceramista, tendo trabalhado durante vários anos como modelador na Secla.
O trabalho dos irmãos Constantino é todo ele em volta do retrato e da caricatura. São autores de vários trabalhos bem conhecidos e que se encontram à venda nas lojas de cerâmica das Caldas da Rainha. Entre elas contam-se, por exemplo, Saramago, Amália, Pavarotti, Cristiano Ronaldo ou Schwarzenegger.
A peça para a Gazeta das Caldas é um baixo-relevo, feito em barro vermelho, onde se destaca a figura do guitarrista Carlos Paredes. A figura foi modelada pelo autor e está representada a tocar a guitarra portuguesa. Trata-se de uma interessante obra, pintada com tintas acrílicas, que foi cozida a 920º num forno eléctrico.
Carlos Constantino escolheu fazer a peça sobre esta personalidade, que deixou marcas profundas na interpretação da guitarra portuguesa. “Ele teve um papel tão importante na música como Amália em relação ao fado”, disse o autor.
“Carlos Paredes” faz parte de uma série de 50 peças, que são numeradas e assinadas pelo ceramista, Carlos Constantino. A obra está à venda por 25,50 euros para assinantes da Gazeta das Caldas e por 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail: gazeta@gazetadascaldas.pt
N.N.






























