No dia 18 de Abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Pela região há um programa vasto, que começou ontem e se prolonga até segunda-feira. E como este ano o tema é “Desporto, património comum”, há um programa que dá a conhecer pessoas e instituições que são património desportivo da região e apresenta, por exemplo, actividades desportivas em espaços museológicos.
Ginástica, dança clássica, karaté shotokan, cinema e exposição no Museu Malhoa
Amanhã o Museu Malhoa apresenta uma conferência com Stélio Lage, fundador e director do Acrotramp Clube das Caldas. O clube de ginástica fundado em 1991 é uma referência pelos vários títulos que tem conquistado.
No domingo Sofia Castanhinha, da Escola Vocacional de Dança de Caldas da Rainha, faz uma apresentação técnica de dança clássica acompanhada ao piano, dando a conhecer o ensino artístico especializado em dança.
Na segunda-feira, 18 de Abril, há uma palestra e demonstração de Karate Shotokan com Fernando Fidalgo, do Clube Karate Shotokan de Caldas da Rainha. Pelas 16h00 realiza-se uma conversa com o artista Vasco Araújo acerca da obra “Retrato”, 2014, inserida no projecto MatrizMalhoa.
Durante estes dias (16 a 18 de Abril) o Museu Malhoa apresenta ainda a exposição de fotografia e documentação “O Clube de Ténis das Caldas da Rainha no Parque D. Carlos I – História e Património”. Será abordada a parceria com a Felner Tennis Academy. O filme de animação “Uma Aventura no Museu José Malhoa” também estará em exibição para crianças dos seis aos 12 anos, sendo precedido de visita-jogo à exposição permanente daquele espaço museológico.
Zumba no coreto
Amanhã, logo pelas 10h00, no Museu do Hospital e das Caldas há aulas de body-pump na antiga Lavandaria do hospital e de zumba no coreto do Parque D. Carlos I. Uma hora depois há uma aula de body-balance no anfiteatro do museu. No jardim decorrerá, entre as 10h00 e as 12h00, uma demonstração de tiro com arco e besta. Ao meio-dia é inaugurada a exposição “mente sã em corpo são” e às 15h30 realiza-se um peddy-paper com desafios desportivos e provas de cultura sobre história local. As inscrições podem ser feitas no próprio museu, pelo e-mail mushospcaldas@sapo.pt ou através do tel. 262830300.
As comemorações neste espaço tinham o início previsto para ontem, 14 de Abril, com uma free-tour guiada por Miguel Serieiro Duarte acerca de “Estratégias de implementação de arruamentos e praças até ao século XVIII”. As comemorações encerram com a free-tour “À volta das Termas”, no dia 18 de Abril pelas 21h15.
Cerâmica no Museu da Cerâmica
Amanhã há um jogo de descoberta no Museu da Cerâmica em que o público deve descobrir o património cerâmico e azulejar que se encontra no jardim daquele espaço. No dia seguinte realiza-se uma actividade familiar intitulada “Cerâmica – Jogar e brincar”, entre as 10h00 e as 12h00. O objectivo é criar uma placa em relevo que represente uma modalidade desportiva.
No dia 18 de Abril há visitas guiadas para jovens (10h00 e 14h00). No mesmo dia há um workshop de cerâmica (10h00 e 14h00) com o objectivo de criar um azulejo que represente um desporto.
Todas as actividades carecem de inscrição prévia.
Rota do Amor em Alcobaça
Em Alcobaça a comemoração inicia-se com o lançamento da rota “Dê Lugar ao Amor”, com visita guiada aos lugares e espaços mais emblemáticos da cidade. O ponto de partida é o Jardim do Amor e o percurso, de cerca de 2,5 quilómetros, tem uma duração média de 2h30. Há dois horários: 10h00 e 14h30. A actividade requer inscrição prévia pelo e-mail: turismo@cm-alcobaca.pt.
No mesmo dia (18 de Abril) há karts para crianças, em frente ao mosteiro entre as 10h00 e as 18h00. É necessária marcação prévia para escolas através do tel. 925653677. À noite (20h30) realiza-se uma caminhada nocturna sob o mote “Entre Monumentos e Sítios Alcobacenses”. O percurso, com cerca de sete quilómetros, inicia-se no Mosteiro de Alcobaça, segue em direcção ao Parque dos Monges, Moinhos de Água (Chiqueda) e termina com uma ceia no Museu do Vinho.
Neste espaço museológico nos dias 17 e 18 de Abril realizam-se visitas guiadas gratuitas (de hora em hora entre as 10h00 e as 17h00). Para além disso, a partir de dia 18, é possível visitar a exposição “Cister no Douro”, que venceu o prémio Reynaldo dos Santos para a melhor exposição temporária apresentada em museus portugueses. A instalação multimédia tem como objectivo divulgar a herança cultural, arquitectónica e artística da Ordem de Cister na região do Douro e ficará patente até 5 de Junho.
Jogos tradicionais na Nazaré…
Amanhã trazem-se à memória jogos tradicionais que eram praticados nas ruas ou na praia da Nazaré – Bates, Tá Abafado, O Monte, Chinquilho, A Banca, Burro e Jogar aos Aparelhos são alguns desses exemplos – assim como espaços relacionados com a actividade desportiva daquela localidade, abordando ainda a tão procurada pelos surfistas Praia do Norte. Entre os dias 16 e 18 de Abril há visitas guiadas à exposição, no Museu Dr. Joaquim Manso, às 11h00 e às 15h00. No dia 18, pelas 14h30, realiza-se a actividade “Jogos d’antigamente”, que parte desta exposição para recriar alguns dos jogos.
… e em Peniche
Amanhã pelas 10h00 irá decorrer uma sessão intitulada “Valorização do Património Local no contexto da rede museológica do concelho de Peniche” na Fortaleza de Peniche. Da parte da tarde a formação de curta duração certificada realiza-se no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, com visita ao centro histórico da vila. A sessão é destinada aos professores do 1º ciclo e ao público em geral. Inscrições através do endereço: www.cfaecentro-oeste.pt.
Para as 16h30 está prevista a abertura da exposição “Jogos Tradicionais do concelho de Peniche” no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, seguida de animação e recriação de jogos populares pelo Rancho Folclórico de Geraldes. A mostra vai estar patente no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia até 11 de Junho, entre terça-feira e sábado (das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00). Mais informações através do tel. 262758644.
- publicidade -































