Nostrum mostrou resultado do trabalho com as escolas no Céu de Vidro

0
705

Notícias das caldasO Céu de Vidro recebeu, durante o passado fim-de-semana, dias 24 e 25 de Maio, a exposição da Nostrum.
A comemoração do Ano Internacional da Cooperação pela Água e o Ano da Energia Sustentável para Todos, inspiraram os trabalhos apresentados pelas escolas e o resultado, agora exposto, agradou às largas centenas de pessoas que passaram pelo espaço.

Os alunos do Externato Cooperativo da Benedita fizeram trabalhos sobre a cadeia alimentar e a temática da água, enquanto que os meninos do Jardim de Infância do Pó, no Bombarral, deram largas à imaginação numa apresentação das diferentes formas de energia, onde que trabalharam desde o aproveitamento de energia tradicional, até aos modernos aerogeradores.
A escola básica D. João II apresentou diversos quadros  sobre o mar pintados pelos alunos. Também patentes estavam posters ligados à costa litoral com destaque para o Paul de Tornada e a Lagoa de Óbidos, com diversos cartazes ilustrativos da sua biodiversidade.
A mostra compreendeu ainda uma componente mais didáctica, com alertas para problemas ambientais, conselhos a ter com os períodos de seca ou cuidados a ter com a electricidade.
A empresa Águas do Oeste também marcou presença na mostra, com o jogo sobre o tema “A água é um mundo fantástico”, um puzzle e o stand da empresa com alguns folhetos para sensibilização dos visitantes.
Alguns dos materiais que compõem a exposição irão estar patentes no stand da Nostrum, na Expoeste, durante a Festa de Verão.
Mercês Silva e Sousa, coordenadora do núcleo de Educação da Nostrum, considera que os trabalhos apresentados são “uma boa representatividade dos temas propostos”. A responsável destaca também a visibilidade pública que a mostra dá o trabalho efectuado pelo docente e os seus alunos nas respectivas escolas e promove a interacção entre estabelecimentos de ensino.
“Procuramos, de forma simples, chegar a uma mensagem”, referiu à Gazeta das Caldas a responsável da associação de defesa do património ambiental.
A Nostrum mantém também com algumas escolas, desde 2002, um projecto de vermicompostagem. Para o próximo ano as iniciativas estarão relacionadas com os resíduos. F.F.

- publicidade -