A Associação Nostrum volta a dinamizar passeios gratuitos e guiados, no âmbito da Ciência Viva no Verão, já a partir de 18 de Julho. As acções são coordenadas por Mercês Silva e Sousa, da Nostrum.
A primeira actividade irá decorrer próximo dia 18 e consiste num passeio pelo Parque D. Carlos I, com relevância para a saúde, o termalismo, a história, a biodiversidade primitiva, a reflorestação, o turismo e a arte.
O ponto de encontro será junto à Câmara das Caldas pelas 10h00, sendo o número máximo de participantes de 30. A acção repete-se a 12 de Setembro.
A acção “Agricultura Biológica e Marinhas de Sal” irá decorrer nos dias 12 e 29 de Agosto. Coordenada por João Tomás Batista e Mercês Silva e Sousa de Matos, contempla uma visita ao mercado biológico de Óbidos e a duas explorações de agricultura biológica. Será também visitada a exploração de sal-gema de Rio Maior para conhecer a sua origem geológica, história e curiosidades biológicas e ecológicas.
Limitada a 48 participantes, a iniciativa tem transporte incluído, mas a organização sugere aos participantes que levem almoço.
Outra das acções será uma visita ao Hospital Termal, Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, Palácio Real, Museu do Hospital e das Caldas, Mata Rainha D. Leonor e esculturas de Ferreira da Silva sobre a água. Será também abordada a origem das águas termais, sua exploração e importância no aparecimento e crescimento da cidade, aspectos geoistóricos, a saúde, biodiversidade, arquitectura e arte. Os participantes terão também oportunidade de ver as nascentes e furos.
Com número máximo de 40 participantes, estas visitas irão decorrer nos dias 25 de Julho, 8 e 22 de Agosto e 5 de Setembro, e contarão com a colaboração do Museu do Hospital e das Caldas.
“Lagoa de Óbidos: Conhecer para valorizar” denomina a acção que irá decorrer a 1 e 15 de Agosto e que prevê um percurso contornando toda a Lagoa de Óbidos. Será abordada a sua origem e provável evolução, assim como do Penedo Furado, biodiversidade de tempos remotos (dinossauros), dinâmica de correntes, impacto humano, poluição, pesca artesanal, desportos náuticos, problemas actuais e possíveis soluções.
A actividade, com transporte incluído e um máximo de 24 participantes, passará pelas Caldas da Rainha, Salir do Porto, Foz Arelho, Nadadouro, Arelho e Bom Sucesso.
As inscrições para participação nas acções podem ser feitas online, no site da Agência Ciência Viva www.cienciaviva.pt . F.F.
- publicidade -






























