Integrado no Caldas Anima realiza-se este ano a primeira International Clown School no CCC. Trata-se de uma formação para palhaço com três conceituados artistas da área: o americano Jeff Johnsson, o argentino Victor Tomate Avalos e o australiano Rob Cartwright.
Esta é uma actividade que costumava realizar-se em Évora, mas que Carlos Mota, director artístico do CCC, trouxe para as Caldas. “A escola de palhaços é uma mais-valia para uma cidade criativa”, disse, afirmando que, uma vez que não existem formações deste tipo em Portugal, é também uma forma de “focalizar as Caldas a nível nacional e internacional”.
Por outro lado, e porque esta é uma arte que tem poucos artistas a nível nacional, procuram cativar público. “Existem poucos profissionais, mas bons e a escola é uma tentativa de atrair mais jovens”, esclareceu.
“O resultado desta formação irá transbordar para vários espaços da cidade, que durante estes dias vive uma animação quase diária”, concluiu.
Notando que já têm inscrições, tanto de portugueses, como de estrangeiros, Carlos Mota queixou-se da falta de adesão local, “numa cidade criativa, onde existe um curso superior de teatro”.
A escola de palhaços decorre entre 8 e 15 de Julho e inclui cursos, espectáculos (dos artistas e dos artistas com os alunos) e intervenções em espaços da cidade. Os primeiros três dias são dedicados aos espectáculos dos professores e os restantes ao curso.
Mais informações e inscrições no Facebook do Caldas Anima, no site da companhia PIM Teatro ou no CCC.
Nas Caldas já se pode aprender a ser palhaço
- publicidade -






























