Músicos trazem free jazz francês às Caldas da Rainha

0
667

Amanhã, 19 de Outubro, pelas 22h30, no Páteo do Baco, nas Caldas da Rainha, vai actuar um duo de músicos franceses: Marcel Prévot (guitarrista) e Olivier Bouisse (contrabaixo).
Os músicos estão de passagem na região e aproveitam para actuar e a dar a conhecer a sua música, de “gens du voyage”, numa espécie de jazz nómada.
Olivier Bouisse (contrabaixo) contou à Gazeta das Caldas que se dedicam ao free jazz francês, género que foi criado pelo guitarrista Django Reinhardt, um pouco antes da Segunda Guerra Mundial.
Reinhardt criou um grupo musical constituído por cinco músicos, (três guitarristas, um contrabaixo e um violinista). Designavam-se o quinteto Hot Club de França e entre 1934 e 1939 “revolucionaram o panorama da musical daquela época”, acrescentou Olivier Bouisse. O contrabaixista que vai actuar nas Caldas explicou ainda que a influência de Django Reinhardt é muito forte nos músicos de todo o mundo.
Os dois intérpretes tocam algumas notas daquele guitarrista francês no seu repertório, mas segundo Olivier Bouisse, fazem-no “num exercício minimalista onde mantemos o essencial – o swing”.
Além das Caldas, os dois músicos têm previstas actuações também em Óbidos.

N.N.

- publicidade -