Música, homenagens e apoio social a carenciados nas Festas da Cidade

0
789
Os artistas DJ Kokab, Rebeca e JC vão actuar no espectáculo de 14 de Maio

A Câmara das Caldas vai distribuir, pela primeira vez nas comemorações do Dia da Cidade, 5.000 euros em alimentos para  famílias em situação de carência.
“As festas da cidade não podem ser só música e foguetes, temos que nos lembrar que há gente que passa por dificuldades e tentar chegar às famílias mais carenciadas”, disse o presidente da Câmara, Fernando Costa, na apresentação do programa comemorativo do 15 de Maio.
O valor dos cabazes varia entre os 25 e os 40 euros, consoante as famílias sejam mais reduzidas ou numerosas, explicou o autarca, acrescentando ainda que, em função do número de inscrições poderá haver uma segunda fase de distribuição, no valor de 5.000 euros.
Fernando Costa reconhece que o número de pedidos de apoio tem vindo a crescer junto das diversas entidades, “daí que o cariz social esteja também presente nestas festas”.
Mas as comemorações são também de festa. Na noite de 14 de Maio a praça 25 de Abril volta a ser recinto para um espectáculo de música e cor. Uma banda caldense dará início à animação, seguindo-se a actuação de JC que irá apresentar, em primeira mão, o tema que está a compor para a selecção portuguesa de futebol. Produtor, DJ e cantor, João Carlos (JC) já conhece a cidade, pois o ano passado foi o artista do Carnaval caldense.A seguir subirá ao palco o DJ KoKab (nome artístico de Sérgio Silva) um dos poucos músicos que trabalha com um reactable (sintetizador computorizado) que permite fazer musica ao vivo. Natural de Alvorninha, o DJ e produtor considera que esta é uma “inovação para as festas das Caldas” e destaca que a  receptividade a este tipo de musica tem sido boa. “As pessoas também acabam por ficar “hipnotizadas” pela beleza da máquina”, acrescentou.
O grupo Costa Verde também irá actuar trazendo à cidade um espectáculo com uma forte vertente de entretenimento, com vários estilos musicais.
A noite termina com a música de Rebeca, a cantora caldense que comemora 15 anos de carreira no próximo dia 15 de Maio.
“Será um espectáculo muito diferente, estarei em palco com a minha banda e muito feliz”, disse a cantora, acrescentando que embora esteja habituada a fazer este tipo de concertos, o facto de ser na sua terra a deixará mais emocionada.
A Câmara irá gastar cerca de 10 mil euros (6.500 euros no espectáculo e 4.000 euros em fogo de artifício) na noite de 14 de Maio, e Fernando Costa acredita que “será um dos melhores espectáculos de sempre, pois mais importante que os custos é o significado da data”. Referindo-se à actuação da Rebeca, disse ser uma “honra” tê-la nestas festas, associando-se aos seus 15 anos de carreira.
O autarca destacou que tentam apoiar todos os artistas, mas reconhece que a Rebeca também tem estado muito próxima da Câmara, com a sua disponibilidade em contribuir, muitas vezes gratuitamente, nos seus espectáculos.
No Dia da Cidade será inaugurada uma exposição de pintura, no CCC, da autoria de José Pires. “São mais de 30 anos de actividade artística na pintura e na cerâmica”, disse Fernando Costa, acrescentando que se sente particularmente feliz com esta homenagem tendo em conta que esta é “uma cidade de cultura”.
Esta mostra surgiu da vontade de um grupo de amigos e compreende um conjunto de trabalhos que o artista caldense realizou nos últimos tempos.
“Espero que esta exposição seja uma forma de muita gente descobrir, ou redescobrir, José Pires que é, de facto, um pintor com valor”, disse, acrescentando que a vida cultural da cidade passa pela criação de  equipamentos, mas também muito pelo reconhecimento aos seus artistas, nas várias áreas.
Ainda no CCC terá lugar a cerimónia da entrega das medalhas a diversas pessoas e instituições que se distinguiram no concelho.
Um dos momentos altos do Dia da Cidade é a homenagem à Rainha, que este ano será presidida por um ministro, embora o presidente da Câmara ainda não tenha a confirmação de quem é. Além do Hospital Termal, serão visitadas as obras que estão a decorrer naquela zona.
Os festejos incluem ainda um vasto programa desportivo, que decorre durante todo o mês de Maio.

Fátima Ferreira

fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -