Música da Rainha nas freguesias

0
563
O grupo de música antiga, durante a primeira atuação deste ciclo, na Igreja de N. Sra. dos Mártires, na Serra do Bouro

Igrejas da Serra do Bouro e de A-dos-Francos encheram-se para ouvir os Jogralesca. Em novembro haverá novo concerto em Salir de Matos

No sábado, 19 de outubro, a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Mártires, na Serra do Bouro, recebeu o primeiro concerto do grupo Jogralesca que visa levar a música do tempo da Rainha D. Leonor a vários templos do concelho caldense.
O programa musical pretendeu retratar o ambiente musical europeu no período da vida de D. Leonor, sendo apresentadas peças musicais da segunda metade do século XV e primeiro quartel do século XVI interpretadas com instrumentos históricos que eram utilizados nesse período: alaúde, viola de mão, viola de arco, flautas renascentistas, voz e percussão.
Esta é uma iniciativa do CCC Fora de Portas, com o apoio do município e que pretende assinalar os 500 anos da morte da rainha D. Leonor que se assinala a 17 de novembro de 2025.
A Igreja da Serra do Bouro encheu-se de gente para ouvir esta atuação, tal como aconteceu na Igreja de de A-dos-Francos, onde houve a segunda atuação deste projeto. “Esta é uma forma de também valorizar o património arquitetónico e religioso do concelho caldense”, disse Mário Branquinho, o diretor do CCC. É ainda uma forma do centro cultural “ir ao encontro do público, numa estratégia de aproximação à comunidade”.
As músicas do tempo da Rainha D. Leonor vão ouvir-se mais uma vez a 17 de novembro, pelas 16h00, na Igreja de Salir de Matos, altura em que se assinalam os 499 anos da morte da rainha fundadora das Caldas da Rainha.
No próximo ano vão continuar os concertos nas igrejas das freguesias e a autarquia está também a preparar o programa de eventos relacionados com a efeméride. ■

- publicidade -